imagem google

Participantes do Projeto Nagi-PG visitam Refinaria Replan, na cidade de Paulínia

Objetivo é conhecer os procedimentos de cadastramento e identificar oportunidades de projetos e negócios com empresas do setor de Petróleo e Gás

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Nesta segunda-feira (22/04), empresários, participantes do curso do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás (Nagi PG), tiveram a oportunidade de conhecer a maior refinaria de petróleo da Petrobras, a  Refinaria Replan, na cidade de Paulínia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1568553737

Participantes do curso do Programa Nagi-PG visita a Refinaria de Paulínia. Foto: Colaboração Ciesp Campinas


A Replan é uma das principais em refino de petróleo no Brasil, processando 80% de petróleo nacional. No estado de São Paulo ela é a primeira em produção, tendo gerado, no mês de fevereiro, 1.815.470 m³ de  refino (diesel, GLP, gasolina, nafta, querosene, coque e asfalto), segundo dados Secretaria de Energia do Estado de São paulo.

Representantes de 18 empresas associadas ao Ciesp, que participam do programa Nagi-PG, realizaram uma visita guiada pela planta da Refinaria e ainda tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com os executivos da Petrobrás sobre os procedimentos necessários para cadastramento junto à estatal e como identificar oportunidades de projetos e negócios com a empresa.

O Nagi-PG é uma iniciativa da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), em parceria com a USP, para capacitar 400 pequenas e médias indústrias paulistas da cadeia de petróleo e gás, até 2014. Os cursos do NAGI-PG tem como objetivo fazer com que as empresas implantem a cultura da inovação e forneçam seus produtos e serviços para a cadeia de P&G e aumentem o conteúdo local.

Oportunidades na região

A cidade de Paulínia está localizada há poucos quilômetros de Campinas (cerca de 25km de distância). No mês de agosto, industrias da região terão oportunidade de estreitar ainda mais relações com a Refinaria, durante  o “Paulínia Petróleo e Gás”, evento promovido pelo Ciesp Campinas, que contemplará Rodada de Negócios e Seminário com diversas palestras ministradas por especialistas da área, uma oportunidade única para agregar conhecimento e estreitar relacionamentos com as empresas do setor.

Para mais informações, acesse: www.ciespcampinas.org.br