Para diretor do Deinfra/Fiesp, redução no imposto no combustível deve ser ampliada para energia elétrica
Sob o tema “Energia no Brasil: tão limpa, tão cara”, encontro anual da federação acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo, e vai debater impostos sobre a energia elétrica
Alice Assunção Agência Indusnet Fiesp
Para evitar que o ajuste de preços feito em junho de 2012 fosse repassado ao consumidor, o governo zerou a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. Na avaliação do diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, a medida foi eficiente e o mesmo precisa acontecer com a energia elétrica.
“O governo fez o certo, reduziu o imposto, é isso que eles têm de fazer com a energia elétrica”, afirmou Cavalcanti, que participará do 13º Encontro Internacional de Energia, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo.
A pauta do encontro anual organizado pelo Deinfra da Fiesp prevê um painel para discutir o futuro do petróleo e do gás. “Vamos discutir muito profundamente as fontes de biocombustíveis e alternativas, mas tem de falar de petróleo”, explicou o diretor-titular.
Visão da Fiesp
A alíquota do Cide também foi zerada para querosene de aviação e etanol. Para Cavalcanti, o governo tem de ser mais radical. “Se o governo permitir o aumento do combustível, vai provocar inflação. E o que acontece para o mercado financeiro? Os juros vão parar lá em cima. Nós não podemos entrar nessa lógica perversa. E a Fiesp, como defesa da sociedade, diz que o governo acertou. Nos Estados Unidos, os impostos no combustível são baixíssimos. Por isso que o preço da gasolina deles é metade do preço da gasolina brasileira”, concluiu.
Serviço
13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp
Data/horário: 6 e 7 de agosto de 2012, das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700, Jardim Paulista, capital
- Veja a programação completa do 13º Encontro Internacional de Energia no site: https://www.fiesp.com.br/agenda/encontro-energia
Últimas notícias
Continue lendo
- Notícias 13º Encontro Internacional: ex-presidentes do STF debatem legalidade das concessões do setor elétrico
- Multimídia 13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp: "Energia no Brasil: Tão limpa, tão cara"
- Notícias Fiesp debate participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira
- Notícias Encontro anual da Fiesp discute ampliação do mercado livre de energia elétrica
- Notícias Encontro da Fiesp deve reforçar continuidade de programa de biocombustível para aviação