imagem google

Para diretor do Deinfra/Fiesp, redução no imposto no combustível deve ser ampliada para energia elétrica

Sob o tema “Energia no Brasil: tão limpa, tão cara”, encontro anual da federação acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo, e vai debater impostos sobre a energia elétrica

Alice Assunção Agência Indusnet Fiesp

Para evitar que o ajuste de preços feito em junho de 2012 fosse repassado ao consumidor, o governo zerou a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. Na avaliação do diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, a medida foi eficiente e o mesmo precisa acontecer com a energia elétrica.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656298198

Carlos Cavalcanti, diretor-titular do Deinfra da Fiesp

“O governo fez o certo, reduziu o imposto, é isso que eles têm de fazer com a energia elétrica”, afirmou Cavalcanti, que participará do 13º Encontro Internacional de Energia, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo.

A pauta do encontro anual organizado pelo Deinfra da Fiesp prevê um painel para discutir o futuro do petróleo e do gás. “Vamos discutir muito profundamente as fontes de biocombustíveis e alternativas, mas tem de falar de petróleo”, explicou o diretor-titular.

Visão da Fiesp

A alíquota do Cide também foi zerada para querosene de aviação e etanol. Para Cavalcanti, o governo tem de ser mais radical. “Se o governo permitir o aumento do combustível, vai provocar inflação. E o que acontece para o mercado financeiro? Os juros vão parar lá em cima. Nós não podemos entrar nessa lógica perversa. E a Fiesp, como defesa da sociedade, diz que o governo acertou. Nos Estados Unidos, os impostos no combustível são baixíssimos. Por isso que o preço da gasolina deles é metade do preço da gasolina brasileira”, concluiu.

Serviço
13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp
Data/horário: 6 e 7 de agosto de 2012, das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700, Jardim Paulista, capital