imagem google

Novas tecnologias para grandes eventos é tema de seminário na Fiesp

Especialistas de TI que atuaram nos Jogos de Londres vão discutir os desafios de garantir a comunicação contínua para grande número de espectadores

Agência Indusnet Fiesp

Especialistas em TI, software e comunicação responsáveis pela operação os Jogos Olímpicos de Londres-2012 têm presença confirmada no seminário “Tecnologia de Grandes Eventos”,  evento que acontece na quarta-feira (04/12), em uma realização do UK Trade & Investment/Consulado Britânico em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O seminárioapresenta a experiência britânica no setor e os principais desafios tecnológicos e operacionais na ocasião. O objetivo é de auxiliar o Brasil no planejamento para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

O seminário na Fiesp vai contar com participação do consultor em tecnologia do UKTI Nitin Dahad, que tem como tema as soluções desenvolvidas pelos britânicos na organização da comunicação em grandes eventos. Segundo Dahad, estimativas indicam que o tráfego de dados – via a transmissão de e-mails, mensagens de texto, fotos e vídeos – apenas no jogo de abertura da Copa no Estádio do Maracanã será maior que o tráfego total de uma cidade média como Campinas, com 2 milhões de habitantes.

Além da transmissão de informações atualizadas à imprensa, inovações constantes são aplicadas à cronometragem do tempo dos atletas, à medição do desempenho nas provas e ao envio de placares atualizados, a todo segundo, para espectadores do mundo inteiro.

A produção de conteúdo digital para eventos esportivos, o gerenciamento da privacidade e segurança dos usuários e a organização de um sistema de internet wireless serão alguns dos temas discutidos pelos palestrantes. As empresas britânicas representadas no seminário na Fiesp incluem a British Telecom, a Cambridge Broadband Networks, Intercede, Knowledge Now, Amino Communications e Axell Wireless.

Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 são apontados como a primeira edição realmente digital, com transmissão ao vivo pela internet, e acompanhada pelas redes sociais. O site London2012.com teve uma visitação recorde de 431 milhões, com 15 milhões de downloads de aplicativos e 4.73 bilhões de visualizações.

Serviço

Seminário de Tecnologia de Grandes Eventos
8h45 – Registro
9h15 – Abertura
Diretor Titular Adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp ,Thomaz Zanotto
Cônsul-Geral Britânico, John Doddrell
9h45 – Apresentação dos temas
Nitin Dahad, Consultor em Tecnologia, UKTI
10h – USP – Desafios da tecnologia em grandes eventos: relatório da USP
Marcelo Zuffo, Professor Titular, Escola Politécnica da USP
10h30 – BT – Planejamento para Eventos Esportivos de Escala Mundial: Lições dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012
Alex Inglês, COO da BT América Latina
11h – A experiência do Reino Unido
Infraestrutura Wireless: backhaul instantânea com tecnologia ponto-multiponto; cobertura wireless interna durante Londres 2012.
Identidade digital e gerenciamento de espectadores: segurança e identidade em grandes eventos; entendendo a sua audiência.
Conteúdo digital: o como e o porquê da “Digital Signage” e do “Infotainment” por IP
Dr. John Naylon, CTO, Cambridge Broadband Networks
Hebert Sedas, Diretor Comercial, Axell Wireless
Jon Payne, Diretor Comercial, Intercede
Dr. Rodrigo F. Carvalho, CTO, Knowledge Now
Donald McGarva, CEO, Amino Communications
12h30 Perguntas e Encerramento