imagem google

Nova unidade do Senai em Ourinhos vai oferecer mais de 60 cursos profissionalizantes

Centro de ensino beneficia estudantes de oito munícipios do interior paulista. Segundo estimativas da escola, 85% dos alunos egressos estão empregados

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, participou nesta sexta-feira (19/04) da cerimônia de inauguração do novo centro de treinamento tecnológico do Senai-SP em Ourinhos, município a aproximadamente 370 km da capital paulista. O evento contou com a presença dos alunos, pais e autoridades locais e de cidades vizinhas.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1642844099

Paulo Skaf com alunos e professores, durante inauguração. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Com 2.500 metros quadrados, a nova escola do Senai Ourinhos é composta por oficinas e laboratórios equipados com alta tecnologia, onde são oferecidos mais de 60 cursos direcionados para as áreas de automação, eletroeletrônica, vestuário, segurança no trabalho e tecnologia de informação, entre outros. Além dos moradores de Ourinhos, a escola beneficiará estudantes de outros oito municípios: Canitar, Chavantes, Salto Grande, Ribeirão do Sul, Pirajú, Ibirarema, Campos Novos Paulistas e Palmital.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1642844099

Vicioni: Senai estimula aluno a ampliar conhecimentos e superar limites. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Durante a visita, Skaf conheceu as novas instalações do centro de ensino e aproveitou a oportunidade para conversar com os estudantes, pais de alunos e docentes da instituição.

O presidente enfatizou a importância da educação no processo de formação do ser humano: “A grande preocupação da indústria paulista é que os estudantes adquiram conhecimento. Esta é a nossa riqueza, além de ser um importante capital que nós acreditamos que contribui para que o indivíduo se torne cada vez mais independente”.

Opinião compartilhada pelo diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni: “O Sistema Senai de formação profissional é um sistema único que estimula o aluno a ampliar os seus conhecimentos, superar os seus limites, descobrir novos talentos e aprender uma nova profissão”, enfatizou Vicioni.

Desenvolvimento social e econômico

A nova escola do Senai Ourinhos atende a cerca de 1.350 alunos e, segundo estimativa da instituição, aproximadamente 85% dos alunos egressos estão empregados. Números comemorados pela prefeita da cidade, Belkis Fernandes, que destacou a importância dos investimentos realizados na área da educação pelo Sesi-SP e pelo Senai-SP para o desenvolvimento social e econômico das cidades do interior: “Hoje é um momento de muita emoção. Esta escola é um ícone que representa o desenvolvimento de Ourinhos e de toda a região”, salientou.

Paulo Skaf reforçou que a indústria paulista apoia todas as iniciativas que estimulem o desenvolvimento social. “Milhares de alunos passam por estas escolas e têm mais oportunidade na vida, conseguem melhores empregos, melhores salários, têm mais autoestima. E isso tudo é altamente gratificante”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1642844099

Unidade oferece mais de 60 cursos. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Também presente na solenidade, o proprietário da fábrica de colchões Castor, Hélio Antônio Silva, tem no seu quadro de funcionários centenas de alunos formados pelo Senai-SP. Segundo ele, a construção do centro de ensino contribui para o desenvolvimento da indústria local: “É muito importante e muito gratificante a gente ter mão de obra qualificada. E o Senai-SP oferece uma oportunidade para que estes jovens estejam preparados para o mercado de trabalho. Apesar de muito jovens, eles [alunos do Senai-SP] são muito responsáveis e dedicados. E sabem respeitar o ambiente de trabalho.”

Educação que transforma

Atenta ao mercado de trabalho, a aluna do curso de eletromecânica, Nathália Ramos Marques, disse que o curso do Senai-SP será um diferencial no seu currículo na hora de buscar o seu primeiro emprego: “Essa área vai me abrir vários parâmetros para escolher o que eu vou fazer do meu futuro. É um conhecimento a mais. Aqui eu aprendi coisas que nunca imaginei. Hoje na minha casa, quando precisa instalar uma lâmpada, sou eu que instalo.”

Já para sua colega de curso, Ingrid Fernanda de Souza Bezerra, a principal lição que a estudante levará do Senai para sua vida é a importância do companheirismo e do trabalho em equipe: “A gente aprende aqui que você depende muito do seu parceiro para concluir o trabalho, não é uma coisa individual. Quando você aprende a trabalhar em equipe e ser companheira, você cresce muito mais”.

Leia mais