imagem google

Nova Cetesb aposta em sustentabilidade e capacitação

Com reetruturação, órgão ambiental assume também áreas de proteção de mananciais

A Companhia agora atua também em questões relativas à cobertura vegetal, áreas de proteção de mananciais e avaliação de impactos ambientais desde a unificação do licenciamento.

Uma novidade é a criação de um Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e de Sustentabilidade, dando ênfase à Produção Mais Limpa (P+L), atenta a questões globais como as mudanças climáticas.

Ana Cristina Pasini da Costa, diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da Companhia, esclareceu nesta quinta-feira (29), na Fiesp, durante workshop sobre Licenciamento Ambiental Unificado, que esse departamento também abriga a divisão de tecnologia veicular e transporte sustentável, além de uma área de gestão do conhecimento.

Mauro Kazuo Sato, gerente do Departamento de Apoio Técnico de Gestão Ambiental da entidade, sinalizou o que muda na avaliação do licenciamento ambiental: desde agosto, a degradação ambiental e o respeito ao Código Florestal são itens atentamente analisados.


Ozônio, o vilão

No último painel da tarde, Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Qualidade Ambiental´da Cetesb, destacou progressos realizados pelo órgão no controle da poluição. “Em 1998, as emissões de monóxido de carbono ultrapassaram o padrão de qualidade do ar em 46 vezes. No ano passado, isso não ocorreu uma vez sequer”.

O técnico reconheceu, no entanto, que a luta contra o ozônio (O3) é mais difícil, porque se forma pela combinação dos compostos orgânicos voláteis (como os solventes e emissões veiculares). “Em 2008, os níveis de ozônio na Região Metropolitana de São Paulo ultrapassou o limite estabelecido pelo Conama em 49 dias do ano”, afirmou Komatsu.

O controle do poluente depende diretamente da introdução de novas tecnologias nos processos de queima dos motores e “na diminuição do uso de tintas à base de água, que são grandes precursores do chamado ozônio troposférico”, completou.