imagem google

‘Nosso objetivo é deixar todo o conhecimento universalmente conhecido para qualquer pessoa’, diz gerente de projetos do Google

Rodrigo Vale foi um dos palestrantes do Festival de Empreendedorismo, promovido pela Fiesp e pelo Senai-SP

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

Gerente de projetos do Google na América Latina, Rodrigo Vale apresentou os princípios de inovação que norteiam as ações da empresa na agenda da manhã desta quarta-feira (25/09) do Festival do Empreendedorismo (Festemp), realização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

“O Google hoje não é somente uma caixinha de busca, mas uma empresa com uma gama muito grande de produtos. Para manter o rumo, um dos caminhos é a inovação”, afirmou. “Não olhar para o concorrente, nem para o passado, mas olhar para a frente, para o que ainda não foi criado.”

Vale: “O Google hoje não é somente uma caixinha de busca. Para manter o rumo, um dos caminhos é a inovação”. Foto: Beto Moussalli/Fiesp

Vale em palestra no Festemp: “O Google hoje não é somente uma caixinha de busca”. Foto: Beto Moussalli/Fiesp


Valorizar ideias é um dos princípios da inovação apresentados pelo executivo do Google. “O primeiro passo para a inovação é a ideia, que vem de qualquer lugar. Não só dos gerentes de produto ou da engenharia. Às vezes, vem do vendedor júnior, o cara que acabou de entrar na empresa”, disse o gerente, que mencionou que o Google mantém uma página pela qual os funcionários podem aplicar suas ideias e também votar nas que consideram boas ou ruins.

Compartilhamento de informações

Não ter medo de errar e não eliminar ideias, mas adaptá-las são outros dos princípios da empresa. Como exemplo, Vale citou o Google Wave, que foi substituído pelo Google Buzz, até chegar ao Google Plus. “A ideia era fazer uma rede social e ela foi mantida. Apenas adaptamos o formato.”

Informação é outra base essencial para a inovação na filosofia do Google. Eles defendem o compartilhamento de tudo entre os funcionários da empresa – há até uma rede social interna em que cada pessoa diz seus interesses e projetos em que está trabalhando. Informação e dados que coletam diretamente com os usuários são utilizados para gerenciar todas as decisões.

Vale falou ainda sobre os princípios que se relacionam com as pessoas, como o cuidado com a contratação da equipe e o conceito de que a criatividade melhora quando há restrições ou limites. “O escritório do Google Brasil é muito mais criativo que o Google dos Estados Unidos porque estamos acostumados a ser criativos com baixos recursos.”

O Google também tem como princípio a licença para que as pessoas sigam suas paixões. “Todo funcionário do Google tem a liberdade de usar 20% do seu tempo para fazer coisas que eles gostam dentro da empresa, em coisas que estejam relacionadas com o objetivo do Google”, contou Vale, que afirmou que muitos projetos saíram do programa de 20%, como o Google Tradutor. “Tenho na minha equipe, hoje, cerca de cinco pessoas que não são da minha área, mas que pediram para dedicar seus 20% nos projetos em que eu trabalho.”

Isso se conecta com outro princípio da empresa, que é tornar tudo divertido. “Dos recursos do Google, 70% têm que ser usados em produtos que fazem a empresa sobreviver e 20% são alocados em produtos com potencial extremamente grande de dar certo. E 10% são aplicados em coisas selvagens e malucas”, conta. “Foi assim que surgiu o Google Glass, por exemplo.”

“Outra coisa maluca foi o mapeamento de Marte. Agora estamos mapeando os oceanos, usando a tecnologia do Street View e um mergulhador contratado pelo Google. Isso é conteúdo, conhecimento. Nosso objetivo na empresa é deixar todo o conhecimento universalmente acessível para qualquer pessoa.”

O gerente de projetos do Google finalizou a palestra destacando a importância do foco no usuário. “O mais importante para nós é atender à necessidade do usuário. Na internet, a distância que o usuário tem de sua empresa para o seu concorrente é um clique.”

O Festemp prossegue com atividades no Anhembi até quinta-feira (26/09).

 >> Conheça a programação do Festemp