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No Congresso do NJE/Ciesp, empresário apresenta receita de ‘boa negociação’

Palestra fez parte da programação do Congresso Estadual de Empreendedorismo, organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp, de Santo André

Com ampla experiência no segmento do chocolate, o empresário Carlos Chaer apresentou  nesta quinta-feira (04/09), em Santo André, os ingredientes para uma boa negociação durante 11º Congresso Estadual de Empreendedorismo, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A programação de palestras prossegue nesta sexta-feira (05/09).

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Carlos Chaer falou ainda sobre os três Cs da negociação: conhecimento, comunicação e cooperação. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Apaixonado por chocolate, Chaer acumulou mais de 30 anos nessa área, com a rede Monte Verde. Para dividir sua experiência, ele buscou apresentar a receita certa para negociar com perfeição, o que segundo ele é fundamental para o empreendedorismo, mas também necessário em outros aspectos da vida.

O empresário trouxe conceitos e competências essenciais para um negociador, além das seis etapas que envolvem o processo: preparação, abertura, proposta, clarificação, barganha e acordo. Chaer falou ainda sobre os três Cs da negociação.

“O primeiro é o conhecimento. Eu viajei para conhecer o chocolate de outros países, fui a feiras no Brasil e no exterior e queria saber mais do que qualquer um que tivesse chocolate no Brasil”, lembrou.

Nesse momento, o chef belga Philippe Vancayseele explicou também a importância do conhecimento para a fabricação do chocolate. Para isso, começou a derreter e preparar bombons no palco.

“Outro ‘C’ importante é a comunicação. É a mais importante de todas as nossas habilidades, principalmente em uma negociação”, retomou Chaer, enquanto o chef se “comunicava” com o chocolate, esperando dar o ponto certo.

“Cooperação é o último ‘C’, algo que me ajudou bastante na minha vida e nos meus negócios”, finalizou o empresário. “É preciso compreender as necessidades e os desejos dos seus clientes e, para isso, é preciso ter confiança em você e no seu produto e conquistar a confiança dos outros.”

Chaer e Vancayseele encerraram a palestra dizendo tudo que aprenderam com o chocolate. “O chocolate é a nossa paixão, é a história da nossa vida. E você? Qual é o chocolate da sua vida?”, perguntaram ao público, que ganhou bombons especialmente preparados pelo chef.