imagem google

Nataltec traz o espírito natalino high-tech do Senai-SP para a Fiesp

Exposição gratuita aberta no Espaço Fiesp reúne inovações tecnológicas que marcam a proximidade do Natal e abordam temas ambientais e de saúde

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp

Começou nesta segunda-feira (5) a Exposição Nataltec, que marca o início do período natalino no edifício da Fiesp. A abertura do evento, que reúne 25 trabalhos tecnológicos produzidos em Escolas Senai de todo o Estado, contou com a participação da Banda Marcial Sesi-Senai de Sorocaba.

Na solenidade, o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, descerrou a fita inaugural e imediatamente convidou todos os presentes a conhecerem os projetos. Dirigentes da entidade e o público logo ocuparam o Espaço Fiesp e interagiram com os técnicos da entidade responsáveis pelos trabalhos.

Os projetos envolvem conhecimentos em áreas como automação, alimentação, eletroeletrônica, mecânica, mecânica de precisão, fundição, metalurgia, informática, metalmecânica, mecatrônica, plástico, instrumentação, caldeiraria, desenho, solda, mecânica de usinagem, robótica e eletricidade.“É um trabalho de equipe muito intenso, de professores e alunos, que resulta nesta interatividade muito bonita. Eles se sentem ainda mais integrados” , afirmou Osvaldo Lahoz Maia, gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP.

Tecnologias natalinas

A cada ano as novidades encantam ainda mais os visitantes. Logo na entrada, existe um trenó de verdade desenvolvido na Escola Senai Roberto Simonsen que pode ser “dirigido” pelo público. É possível embarcar e tomar as rédeas da atração em um jogo que mostra, na tela, pontos turísticos da cidade de São Paulo. A missão é lançar presentes nos locais indicados e controlar as renas, que movimentam o brinquedo conforme a direção tomada.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1653326815

Projeto "Papai Noel Vencendo a Tempestade" representa as mudanças climáticas ocasionadas pela ação do homem na natureza. Foto: Julia Moraes



Além das atrações divertidas, existem outras com temas ambientais e de saúde. É o caso do Doutor Noel, realizado pelo Senai de Campinas, que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC) do visitante em poucos segundos por meio de sensores ultrassônicos. Se o participante acertar sua condição de peso (acima, normal ou abaixo do recomendado), ganha um mini panetone.Ao lado, uma mesa com superfície de gelo simula um campo de futebol de botão, no qual Papai Noel é o goleiro. “Se conseguir fazer gol, uma animação é exibida e o jogador ganha um quebra-cabeça em forma de cristal de gelo”, explicou Elcio Geraldo, técnico do Senai Oscar Rodrigues Alves responsável pelo Futebol com Noel.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1653326815

Na abertura, Walter Vicioni testou o Futebol com Noel. Foto: Julia Moraes

Existem ainda outras invenções como o Copa Noel, na qual se pode também fazer gols no Papai Noel, só que de verdade. A pessoa escolhe o time do coração e tem direito a cobrar pênaltis no bom velhinho, um bom arqueiro que dificilmente leva “frangos”. O projeto utilizou 700 garrafas PET em sua concepção.

Entre as pessoas que passeavam pela exposição, a contabilista Gláucia Regina Silva aproveitava o horário de almoço para conhecer com amigas as novidades deste ano. “Trabalho aqui perto da Fiesp, e já virou tradição a minha visita ao Nataltec. O que me impressiona é que aparentemente são brinquedinhos inocentes, mas que abrigam muita tecnologia por baixo dos enfeites”, declarou.

Escolha popular

Nesta edição do Nataltec os visitantes elegerão o projeto favorito, com premiação para os cinco mais votados. Haverá uma menção especial para o trabalho que mais se destacar como consciência ambiental. A mostra é gratuita e acontece de 5 a 15 de dezembro, das 11h30 às 20h, no Espaço Fiesp.

Paralelamente serão realizadas apresentações musicais de bandas, fanfarras e orquestras da entidade em frente ao prédio da Fiesp. As atrações musicais poderão ser vistas de segunda a sexta-feira, às 12h e às 17h. No sábado e domingo, as performances musicais ocorrerão às 11h30, 15h e 17h30.


Calendário de apresentações musicais da Exposição Nataltec
5/12 – Segunda-feira 12h e 17h Banda Marcial Sesi/Senai de Sorocaba
6/12 – Terça-feira 12h e 17h Banda Marcial da Escola Senai João Martins Coube
7/12 – Quarta-feira 12h e 17h Banda Marcial da Escola Senai Luiz Varga – Limeira
8/12 – Quinta-feira 12h e 17h Orquestra de Metais e Percussão da Escola Senai Hermenegildo Campos de Almeida – Guarulhos
9/12 – Sexta-feira 12h e 17h Fanfarra Senai Prof. João Baptista Salles da Silva – Americana
10/12 – Sábado 11h30 Banda Marcial da Escola Senai Félix Guisard – Taubaté
15h Banda de Metais e Percussão da Escola Senai Santos Dumont – S. J. dos Campos
17h30 Orquestra Filarmônica do Senai-SP – Capital (Brás)
11/12 – Domingo 11h30 Banda Marcial Sesi/Senai de Sorocaba
15h Banda Marcial da Escola Senai Luiz Varga – Limeira
17h30 Fanfarra da Escola Senai Prof. João Baptista Salles da Silva – Americana
12/12 – Segunda-feira 12h e 17h Banda Marcial da Escola Senai Luiz Varga – Limeira
13/12 –Terça-feira 12h e 17h Orquestra Filarmônica do Senai-SP (Grupos de Câmara) – Capital (Brás)
14/12 – Quarta-feira 12h e 17h Banda de Metais e Percussão – Escola Senai Santos Dumont – S.J.dos Campos
15/12 – Quinta-feira 12h e 17h Banda Marcial da Escola Senai Félix Guisard – Taubaté