imagem google

Nataltec de 2011 encerra com promessa de mais interatividade no próximo ano

Voto popular elege projetos de tecnologia e de valorização do meio ambiente favoritos

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643154636

Atração premiada: Copa Noel. Foto: Everton Amaro

Ao anunciar os cinco colocados do Nataltec nas categorias Consciência Ambiental e Tecnologia, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Lahoz Maia, afirmou que o maior ganho na edição deste ano, e também o principal desafio para os alunos do futuro, é criar projetos com interatividade.

Entre os dias 5 e 15 de dezembro, a Exposição Nataltec, que todos os anos inaugura o período natalino no prédio da Fiesp, apresentou 25 projetos tecnológicos produzidos em Escolas Senai de todo o Estado. Paralelamente, foram realizadas apresentações musicais de bandas, fanfarras e orquestras da entidade em frente ao edifício da entidade.

“Esse ano nós tivemos trabalhos com um alto nível de interatividade, e isso com certeza agrega demais para o nome do Senai e para o nome da Fiesp. A gente espera que os alunos aprendam com os resultados de cada concurso e incentivem uns aos outros, trazendo mais projetos interativos”, afirmou.

Maia anunciou na tarde desta quinta-feira (15) os projetos mais votados pelos mais de 11 mil visitantes que conheceram a exposição. Eles elegeram 10 concepções, cinco para a categoria Tecnologia e outras cinco para Consciência Ambiental. “Todas as votações são populares. Não temos nenhum júri técnico”, completou o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP.

O projeto Copa Noel, chute a gol sendo Papai Noel o goleiro, ficou em primeiro lugar na categoria Consciência Ambiental. O grupo de alunos do Senai de Cubatão utilizou 700 garrafas pets para conceber a ideia.

Em segundo lugar, o projeto Natal da Ecotransformação, Senai de Sorocaba, seguido por Noel Vencendo a Tempestade, de Votuporanga, e A Eficiência Energética e o Lixo Aplicado à Beleza Natalina, de Pirituba, que ficou com a quarta colocação. O projeto Tempo de Boas Energias, dos alunos de Osasco, levou o quinto lugar.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643154636

Visitantes fazem vila para brincar no Trenó do Bem. Foto: Everton Amaro

Na escolha por melhor projeto de Tecnologia, oTrenó do Bem, do Senai Roberto Simonsen no Brás, ficou em primeiro lugar.

Um trenó simulador com tela de LCD “42” e assento que se movimenta permite ao visitante do Nataltec viajar por diversos países, lançar presentes nessas regiões e controlar a renas simuladas na tela. A atração se movimenta de acordo com comando dado por controle Joystick.

A criação Gongo do Papai Noel, de Campo Limpo Paulista, ficou em segundo lugar enquanto o projeto Doutor Noel – Nataltec com Saúde, dos alunos de Campinas, conquistou a terceira colocação. As concepções Natal da Ecotransformação e Noel Vencendo a Tempestade, ficaram em quarto e quinto lugar respectivamente.