‘Não é mais suficiente aprender e decorar um conteúdo. É preciso tocar, fazer parte’, ensina diretora da FIAP
Nathalie Trutmann falou sobre co-working no Festival de Empreendorismo da Fiesp e do Senai-SP
Adriana Santos, Agência Indusnet Fiesp
Autora do “Manual para Jovens Sonhadores”, Nathalie Trutmann empolgou o Espaço Co-Working durante sua palestra nesta quarta-feira (25/09), no Anhembi, no Festival de Empreendedorismo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
Entusiasta de novas tecnologias e de velhos sentimentos inerentes ao ser humano, Nathalie prefere autointitular “diretora de mágica” da FIAP (Faculdade de Tecnologia) – é assim que ela definiu seu cargo, responsável por levar a inovação para o ambiente educacional.
“Estamos vivendo uma era em que todos temos um microfone e cada vez mais estamos conectados, embora não tenhamos acompanhado o desenvolvimento da tecnologia, uma vez que nosso comportamento continua tão primitivo quanto o dos homens das cavernas”, disse a diretora.

Nathalie: “Nosso comportamento é tão primitivo quanto o dos homens das cavernas” Foto: Everton Amaro/Fiesp
Durante o amadurecimento da sua carreira, a grande questão levantada pela profissional foi a de como manter a atenção das pessoas numa sala de aula enquanto o celular – acessível a todos – é tão tentador.
Pensando nisso, a faculdade resolveu inovar e criar um espaço de aprendizado semelhante a de um de co-working, no qual o compartilhamento do mesmo ambiente gera networking e conhecimento. O local é conhecido como um espaço para sonhar, criar e fazer o bem, e está em constante teste e desenvolvimento. “Não é mais suficiente aprender e decorar um conteúdo. É preciso tocar, fazer parte”, resumiu a empreendedora.
Nathalie aproveitou a oportunidade do evento para anunciar o lançamento da ação “Call to innjovation” www.fiap.com.br/calltoinnovation, concurso que visa melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. O vencedor recebe como prêmio uma bolsa de estudos na Singularity University.
E para ajudar quem busca o ideal profissional, Nathalie lançou um livro chamado “Manual para Jovens Sonhadores”, que incentiva todos a correr atrás dos seus sonhos. “O livro não é uma receita de bolo, é uma inspiração”, ressaltou.
>> Conheça a programação do Festemp