imagem google

Na Santos Offshore, diretor da Fiesp diz que riqueza e desenvolvimento tecnológico vindos do pré-sal dependem da ‘excelente articulação’ do setor

Para José Ricardo Roriz Coelho, coordenador do Competro/Fiesp, o Brasil tem atraído investimentos de grandes companhias multinacionais e agentes da cadeia produtiva precisarão apoiarem-se mutuamente

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp

Durante a abertura da Santos Offshore Oil & Gas Expo nesta terça-feira (16/10) – principal encontro de negócios para as empresas que atuam no setor de petróleo e gás na Bacia de Santos – o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e  coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Petróleo e Gás (Competro) da entidade, José Ricardo Roriz Coelho, destacou a importância das reservas do pré-sal e o potencial que representa para a geração de empregos no país.

José Ricardo Roriz. Foto: Everton Amaro“Os investimentos vão além da exploração e produção de petróleo. Envolve agentes como o refino, petroquímica, transporte e comercialização de derivados. Esse desenvolvimento tem atraído investimentos de grandes companhias multinacionais no Brasil, o que estimula o crescimento da cadeia produtiva local em diversos níveis”, explanou Roriz.

Para que o potencial apresentado seja convertido em riqueza e desenvolvimento tecnológico e negócio para as empresas, segundo o diretor da Fiesp, é necessária uma “excelente articulação” entre todas as instituições do setor de petróleo e gás no Brasil.

“Não há outra forma de avançar senão por meio da criação de parcerias entre poder público, instituições privadas e universidades, centros de pesquisa e empresas apoiando-se mutuamente”, sinalizou Roriz, ao ressaltar as bem sucedidas articulações realizadas com sucesso em países como Reino Unido, Noruega e Finlândia.

À plateia formada por empresários, autoridades locais e representantes da cadeia produtiva de petróleo e gás, Roriz citou as atividades do Competro/Fiesp. Criado em 2011, o comitê reúne representantes de entidades do setor, governo, lideranças empresariais, centros de pesquisa, bancos e agentes de fomento com o objetivo de realizar diversas ações de sinergia para o fortalecimento desta cadeia produtiva no Brasil.

Alguns exemplos apresentados pelo dirigente da Fiesp no Competro foram o cadastramento de fornecedores no Estado de São Paulo, a realização de missões empresariais internacionais para atrair investimentos e o estabelecimento de parcerias com empresas estrangeiras.

Entre as ações, destacam-se a realização do programa de capacitação de empresas com o Núcleo de Apoio à Gestão e Inovação (Nagi), que irá atuar em cerca de 400 empresas paulistas e elaborar projetos de inovação até 2014. Além disso, segundo Roriz, a realização de rodadas de negócio entre empresas-âncora e fornecedores.

“A Santos Offshore já promoveu nos últimos anos mais de dois mil encontros entre cerca de 400 empresas. E a Fiesp, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Competro continuarão empenhados em contribuir para o desenvolvimento desta cadeia produtiva do setor em São Paulo e no Brasil, replicando boas experiências anteriores e identificando as oportunidades adaptadas à nossa realidade e realizando projetos conjuntos para o crescimento das empresas brasileiras”, concluiu.

Ambiente de Negócios

A feira Santos Offshore Oil & Gas, que acontece anualmente na cidade de Santos desde 2007, é consolidado como o principal encontro de negócios para as empresas que atuam no setor na Bacia de Santos. A edição deste ano segue até sexta-feira (19/10).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1614927427Imagem relacionada a matéria - Id: 1614927427

Durante a Santos Offshore Oil & Gas Expo 2012, haverá Rodadas de Negócios promovidas pelo Competro Fiesp/Ciesp. Nesta quarta-feira (17/10), entre 15h e 19h, empresas de pequeno, médio e grande porte poderão apresentar seus produtos e serviços aos representantes da cadeia do setor de petróleo e gás.

“Cerca de 100 empresas fornecedoras e 18 empresas-âncora estão inscritas para a rodada, que até o momento conta com 880 agendamentos”, afirmou Suzane Souza Silva, gerente regional do Ciesp Santos.

A Santos Offshore Oil & Gas acontece no Mendes Convention Center, localizado na Avenida Francisco Glicério, 206, em Santos, SP.