imagem google

Na Fiesp, chefe da UE no Brasil pede cooperação para enfrentar desafios mundiais

Em reunião com Paulo Skaf, embaixadora Ana Paula Zacarias também tratou do acordo de livre comércio do bloco europeu com o Mercosul

Mariana Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619004481

Paulo Skaf recebe na Fiesp a embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da delegação da União Europeia no Brasil

A embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da delegação da União Europeia no Brasil, disse nesta terça-feira (7) que o bloco europeu composto por 27 países espera cooperação da principal nação dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) e mais a África do Sul, para enfrentar os grandes desafios mundiais.

Ela citou a busca pela economia verde, a segurança alimentar e a segurança energética como principais pontos em comum.

A diplomata foi recebida na Fiesp, onde se reuniu com o presidente Paulo Skaf e empresários para tratar de melhorias nas relações Brasil-União Europeia e do acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul, cujas negociações foram retomadas e podem caminhar para um desfecho em 2012. A expectativa é de que um possível acordo aumente o fluxo comercial em 5 bilhões de euros.

“A União Europeia tem com o Brasil uma relação de parceria estratégica, que vai além das questões comerciais. Dentro dos Brics, é certo que o Brasil é o país que está mais próximo de nós pelo passado, pelo que representam nossas nações hoje e pela visão que temos em conjunto”, afirmou a embaixadora, que elogiou o histórico brasileiro em defesa dos direitos humanos, dos valores do multilateralismo e da democracia.