imagem google

Na Europa, Comissão de Desburocratização participa de reuniões com autoridades

Representando as entidades, Rafael Cervone apresentou palestra em seminário na França e teve encontro com autoridades portuguesas

Agência Indusnet Fiesp

A Comissão de Desburocratização da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) cumpriu agenda entre os dias 11 e 17 de novembro nas cidades de Paris (França) e Lisboa (Portugal).

Um dos integrantes da Comissão, o 1º vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone, acompanhado do especialista Matheus Palucci de Campos, participou do seminário “Inovação no setor público: das ideias ao impacto”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624194758

Cervone (segundo da esquerda para a direita) apresentou iniciativas da indústria para melhoria da eficiência do ensino público e casos de sucesso desenvolvidos entre os setores público e privado. Foto: Arquivo pessoal


O encontro internacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em Paris, na França, tratou de temas como simplificação administrativa e inovação na prestação dos serviços públicos.

Participando como palestrante no painel “Parcerias para a inovação”, Cervone apresentou iniciativas da indústria para melhoria da eficiência do ensino público e casos de sucesso desenvolvidos entre os setores público e privado.

Ele afirmou que a coparticipação para a inovação dos serviços é a chave para o sucesso das parcerias a serem desenvolvidas entre governo e indústria.

Cervone disse ainda que a capacidade de inovação inerente ao setor privado é capaz de gerar claros benefícios para o setor público, de modo a consolidar uma parceria de sucesso que permite incentivar a melhoria dos serviços e o desenvolvimento industrial.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624194758

Cervone: capacidade de inovação inerente ao setor privado é capaz de gerar claros benefícios para o setor público. Foto: Arquivo pessoal


Reuniões com autoridades portuguesas

Na sequência da missão, em Lisboa, entre os dias 14 e 17 de novembro de 2014, o 1º vice-presidente do Ciesp e o especialista tiveram encontros com o prefeito de Lisboa, Antonio Costa, a deputada Ana Paula Vitorino e o presidente da Agência de Modernização Administrativa de Portugal, Paulo Neves, e a vice-presidente, Bárbara Rosa Santos. Em pauta, a troca de experiências em temas como desburocratização e facilitação da atividade empresarial.

Cervone com o prefeito de Lisboa. Foto: Arquivo pessoal

Cervone com o prefeito de Lisboa, Antonio Costa, e o vereador Manuel Salgado. Foto: Arquivo pessoal


Nos encontros foram discutidas medidas para simplificar e agilizar a abertura de novas empresas, os processos de licenciamento e a simplificação do despacho aduaneiro portuário.

Também foram analisados exemplos internacionalmente premiados como o Licenciamento Zero, o Sistema da Indústria Responsável e a Janela Única Logística. Os participantes da reunião debateram como esses exemplos poderiam ser adaptados à realidade brasileira, com o objetivo de promover a melhoria dos serviços públicos e o desenvolvimento da atividade industrial.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624194758

Cervone em reunião com a vice-presidente da Agência de Modernização Administrativa de Portugal, Bárbara Rosa Santos, e equipe. Foto: Arquivo pessoal

A Comissão

Constituída no segundo semestre de 2013, a Comissão de Desburocratização Fiesp/Ciesp tem a finalidade de elaborar propostas para redução significativa da burocracia enfrentada pelas empresas e cidadãos no Brasil – especialmente no desenvolvimento das atividades empresariais em diversos escalões da administração pública.

O objetivo, com esse esforço, é criar condições para o desenvolvimento econômico e social sustentável do país.