Ministro de Aviação quer aumentar percentual de cobertura dos aeroportos para 94%
Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação, participou da abertura do 7º Encontro de Logística da Fiesp
Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação: 'Setor aéreo precisa ser pensado no longo prazo
O Brasil tem mais de 720 aeroportos públicos, mas apenas 129 operam voos regulares de companhias comerciais. Estes 129 aeroportos são responsáveis
pelo atendimento de 79% da população brasileira. Para aumentar a capacidade de atendimento são necessárias parcerias público-privadas competitivas e estratégia no longo prazo.
A avaliação e os números são do ministro-chefe da Secretaria de Aviação, Wagner Bittencourt, durante a abertura do 7º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp, que acontece nesta segunda (21/05) e também na terça-feira (22/05) no Hotel Unique, em São Paulo.
“Desse ponto de vista, precisávamos ter um investimento para passarmos para mais de duas centenas de aeroportos para que pudéssemos ter uma cobertura razoável de 94% da população brasileira atendida pelos aeroportos do país”, afirmou Bittencourt.
Segundo o ministro, o setor aéreo precisa ser pensado no longo prazo porque “para ser construído a partir do zero, até que seja identificado o lugar, leva alguma coisa da ordem de 15 anos”.
“Os setores público e privado têm, necessariamente, que trabalhar em conjunto, com uma divisão de tarefas entre aqueles que podem ser terceirizados com administração privada e aqueles que terão de permanecer na administração pública”, acrescentou o ministro.
Sob o tema Brasil: um país sem logística?, empresários e autoridades do setor discutem até terça-feira (22/05) desafios e soluções para reparar as deficiências nos transportes marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário. Confira a programação.