Ministro da Cidadania participa de encontro com foco em desenvolvimento social
Osmar Terra apresenta novo formato do Ministério e debate parcerias com foco na qualificação profissional, empregabilidade, esporte e cultura
Tássia Almeida, Agência Indusnet Fiesp
Desenvolvimento social foi a pauta central de reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (26/3), na Fiesp, com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, com aproximadamente 70 pessoas, entre empresários, diretores da Fiesp/Ciesp, representantes de sindicatos e associações, além de autoridades.
Durante o encontro, Terra apresentou o novo formato de seu Ministério – que passa a reunir as pastas de Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. O objetivo dessa reunião foi discutir estratégias e linhas de atuação para parcerias em projetos nas áreas de Desenvolvimento Social com foco na qualificação profissional, empregabilidade, Esporte e Cultura.
Ao ser recebido pelo presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, Terra comentou sobre a necessidade de discutir políticas que impactem a vida das pessoas, principalmente dos que mais precisam. O ministro enfatizou a urgência em “dar um futuro, uma garantia de melhoria de vida a essas novas gerações mais afetadas pela crise econômica, pela situação de paralisia do desenvolvimento do país”. Para ele, é preciso buscar uma saída, mas isso só acontece em parceria com o setor privado. “O governo tem seus programas de transferência de renda; investe para não deixar as pessoas passarem necessidade, mas precisa investir na saída deles da pobreza e isso é possível por meio dessas parcerias”, alertou.
As preocupações externadas pelo ministro coincidem com as das entidades ligadas à indústria: o SESI-SP com seu foco em Educação, Esporte, Cultura e lazer; o SENAI-SP, em formação profissional e empregabilidade; a FIESP e o CIESP em desenvolvimento, investimentos e emprego.
“Acima de tudo somos brasileiros e queremos o bem do Brasil. Quanto mais sinergia tivermos, melhor o resultado. Por isso, a importância do diálogo estabelecido hoje”, afirmou Paulo Skaf.
Também integraram o encontro, os diretores do Departamento de Ação Regional da Fiesp, Demétrio Zacharias e Sylvio Alves de Barros Filho; Carlos Cavalcanti, diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp, Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP; e Ricardo Figueiredo Terra, diretor regional do SENAI-SP.
Na comitiva do Ministro Osmar Terra, Wellington Coimbra, secretário especial de Desenvolvimento Social (SEDS); Marco Aurélio Vieira, secretário Especial do Esporte; José Paulo Martins, secretário especial adjunto da Cultura; Felipe Sigollo, secretário-executivo adjunto do Ministério da Cidadania e Vinícius Botelho, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação.