imagem google

Método Sesi-SP de Ensino de Música foi lançado com concerto especial da orquestra regida pelo maestro João Carlos Martins

O objetivo do Método é incentivar e manter viva a música erudita. O lançamento faz parte da agenda da Mostra de Música Erudita, evento que já se tornou referência no calendário musical de São Paulo

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, lançou, nesta quarta-feira (24/7), ao lado de professores e do maestro João Carlos Martins, o Método Sesi-SP de Ensino de Música. Skaf agradeceu a todos os professores que se dedicaram ao desenvolvimento do método que tem como objetivo incentivar e manter viva a música erudita.

Foram lançados três volumes do Método Sesi-SP de Ensino de Música voltado a instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). O objetivo é oferecer acesso à linguagem musical por meio de uma abordagem inovadora, lúdica e inclusiva. Na ocasião, apresentou-se a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do reconhecido maestro.

Mantida pelo Sesi-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566610285

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, entregou certificado aos professores que desenvolveram o Método, uma forma de reconhecimento pelo esforço em prol da cultura e da música erudita. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Mostra de Música Erudita

O Centro Cultural Fiesp e o Sesi-SP apresentam mais uma edição de sua Mostra de Música Erudita, evento que já se tornou referência no calendário musical de São Paulo. Um presente sonoro ao público do plural cenário cultural da Avenida Paulista, no coração da cidade. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto. Entre as atrações, se apresenta a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do reconhecido maestro João Carlos Martins.

Os concertos serão apresentados como parte do projeto Quartas Musicais, dedicado a shows de renomados artistas da música contemporânea, brasileira e internacional. Durante os shows, acontece uma ação integrada de formação de público para música erudita: os grupos conversam com os espectadores sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação.

Saiba mais sobre as apresentações de Música Erudita todas as quartas-feiras no Centro Cultural Fiesp, neste link.

Maestro João Carlos Martins – Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.