imagem google

Live reforça importância do autocuidado com a saúde bucal e acompanhamento com especialista

Hábitos alimentares e de higiene, alterados com a pandemia, podem levar ao surgimento de doenças na boca. A detecção precoce continua sendo a melhor dica

Mariana Soares, Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp realizou, na tarde da última terça-feira (23/3) live com o propósito de tratar da importância da higiene da boca para a manutenção do nosso bem-estar e saúde, tema mais do que relevante em tempos de enfrentamento à Covid-19. O encontro on-line aconteceu para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal e contou com orientações da especialista em estomatologia e coordenadora científica da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Fabiana Quaglio.

Com a pandemia do novo coronavírus e a consequente quarentena, perceberam-se mudanças na alimentação, como maior ingestão de açúcares e bebidas alcoólicas, além do uso recorrente de alguns medicamentos. “Estresse, má alimentação ou alimentação desregrada, relaxamento nos hábitos de higiene bucal, aumento do consumo de álcool e tabaco e outros fatores têm concorrido para o maior número de doenças bucais”, reforçou.

Ainda segundo a especialista, o retrocesso de hábitos saudáveis e de práticas de prevenção e autocuidado acarreta o surgimento de várias doenças, entre elas, o câncer bucal. O Brasil é o 3º país com o maior número de ocorrências do mal, com 15 mil casos por ano. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“No caso do diagnóstico precoce de tumores iniciais, a chance de cura supera os 95%. É importante que a classe odontológica preste atenção nos reflexos da pandemia para este diagnóstico tardio do câncer bucal e de outras doenças, reforçando a campanha de conscientização e redobrando a atenção à prevenção precoce”, enfatizou.

Para conferir imagens que indicam como fazer o autoexame bucal e conhecer outras informações importantes sobre prevenção das doenças e primeiros sintomas, acesse o site da ABCD.

Para assistir à íntegra da live, acesse este link.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619013847