imagem google

Jovens competidores e seus coordenadores fazem avaliação positiva do torneio

Após semana de disputas, vencedores serão conhecidos na tarde desta sexta-feira (11) na cerimônia de encerramento, no Palácio de Convenções do Anhembi

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp

O último dia de Olimpíada do Conhecimento 2011 (quinta-feira, 10) foi bastante agitado para os participantes. Ainda pela manhã, enquanto alguns já desmontavam seus equipamentos ao término de suas provas, outros ainda cumpriam atividades. Alheios à movimentação, competidores de algumas modalidades permaneceram concentrados por toda a tarde.

Regina Toledo Andrade, aluna do curso de Impressão Gráfica da Escola Senai João Martins Coube, de Bauru, já havia concluído suas tarefas e adorou a experiência. “Foi muito proveitoso, aprendi bastante. Treinei um ano para a competição e tive muito apoio em casa, em especial do meu tio, que também é do Senai”, contou.

Integrados

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660754744

Fabiana Bonacina, Alex Massayuki e Luís Augusto: bom desempenho

A equipe formada por Fabiana Bonacina (17 anos), Alex Massayuki (18) e Luís Augusto Schiavon (17) veio da cidade de Pompeia (470 km da capital) para disputar a categoria Manufatura Integrada.

Confiantes, os alunos da Escola Senai Shunji Nishimura estavam contentes com o bom desempenho nos trabalhos executados.A equipe formada por Fabiana Bonacina (17 anos), Alex Massayuki (18) e Luís Augusto Schiavon (17) veio da cidade de Pompeia (470 km da capital) para disputar a categoria Manufatura Integrada.

“Tudo saiu dentro do planejado. Até os imprevistos aconteceram a nosso favor”, comemorou Luís Augusto, mecânico de usinagem. Alex, aluno do curso técnico em Eletroeletronica, celebrou também a presença de sua família no local das competições. “Me deu muita força”, disse. Fabiana completou: “Adquiri conhecimento e conheci bastante gente”.

Experiência

O êxito na Olimpíada do Conhecimento foi celebrado também pelos profissionais que avaliam e organizam as provas. O coordenador da modalidade Fresagem a CNC (Controle Numérico Computadorizado), Helcio Nascimento, exaltou o esforço de sua equipe.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660754744

Helcio Nascimento, instrutor do Senai Leopoldina e coordenador da modalidade Fresagem a CNC

“Este ano foi show de bola porque vínhamos fazendo um trabalho de melhorias há praticamente um ano. Temos 20 máquinas de 3,5 toneladas cada e realizamos a façanha de colocá-las em funcionamento em dois dias de trabalho extenuante, o que nos deu rentabilidade total”, comentou Nascimento, instrutor na Escola Senai Mariano Ferraz, no bairro paulistano de Vila Lepoldina.

O coordenador ressaltou o maior número de participantes na modalidade, de 26 em 2009 para 36 este ano. “Gradativamente a lista de competidores está aumentando, e isso é muito bom. Aumenta também o número de máquinas nas escolas e traz novas tecnologias.”

“Este ano foi show de bola porque vínhamos fazendo um trabalho de melhorias há praticamente um ano. Temos 20 máquinas de 3,5 toneladas cada e realizamos a façanha de colocá-las em funcionamento em dois dias de trabalho extenuante, o que nos deu rentabilidade total”, comentou Nascimento, instrutor na Escola Senai Mariano Ferraz, no bairro paulistano de Vila Lepoldina.

Segundo Nascimento, os jovens de 16 a 18 anos saem do Senai praticamente com vagas garantidas no mercado de trabalho. Se alguns alunos não ganham medalha, levam para sempre a experiência do trabalho em conjunto e o espírito de ajudar uns aos outros.

“Eles são bem trabalhados nas escolas não apenas para serem bons competidores, mas para serem bons profissionais, o que é fundamental. Não por acaso, o Brasil é o segundo melhor do mundo no WorldSkills 2011“, realçou, referindo-se à competição mundial de formação profissional.

Final

A cerimônia de encerramento da Olimpíada do Conhecimento 2011 acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 15h, no Palácio de Convenções do Anhembi. Depois de uma semana intensa de competição e aprendizagem, os alunos e seus familiares vão torcer pelas melhores colocações, em uma emocionante festa que promete muitas emoções. Boa sorte a todos!

Leia mais:

Saiba mais sobre o maior evento de educação profissional da América Latina
Acesse a página do Senai-SP no Facebook
Acompanhe a Olimpíada do Conhecimento pelo Twitter do Senai-SP