imagem google

Itaquera vai ganhar teatro do Sesi-SP e escola do Senai-SP em 2014

Serão investidos cerca de R$ 50 milhões entre obras e equipamentos; escola profissionalizante terá cursos nas áreas de metalmecânica, ferramentaria, automobilística, eletroeletrônica, entre outros

Danusa Etcheverria, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1642837550

Gilberto Kassab e Paulo Skaf apertam as mãos após a assinatura do convênio. Foto: Junior Ruiz

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, anunciou na manhã dessa quarta-feira (28) a construção de um teatro do Sesi e de nova unidade do Senai no bairro de Itaquera, na Zona Leste da capital, durante evento de assinatura do termo de permissão de uso de terreno da prefeitura de São Paulo. A área de 16 mil metros quadrados que abrigará a escola do Senai e o teatro do Sesi está localizada ao lado do novo estádio do Corinthians e em frente à Estação Itaquera do Metrô – espaço batizado como esquina de ouro de São Paulo pelos empresários brasileiros.

Segundo Skaf, serão aplicados cerca de R$ 50 milhões entre obras e aparelhos na construção da nova unidade de ensino profissionalizante do Senai, que oferecerá cursos nas áreas de metalmecânica, ferramentaria, automobilística, eletroeletrônica, panificação e confeitaria; e corte e costura. Após aprovação de projeto de lei municipal para ampliação de área construída, o aporte também permitirá a construção de um novo teatro do Sesi, com capacidade para cerca de 400 lugares.

A obra irá atender a demanda cultural reprimida da região, que conta apenas com pequenos auditórios e nenhuma casa de espetáculos.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, manifestou interesse de encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal solicitando a ampliação da área construída pelo Sesi e Senai de São Paulo. Com a aprovação, a entidade de indústria poderá ofertar mais cursos, atividades e, a pedido do prefeito Kassab, construir um dos melhores teatros da América Latina em Itaquera. “Dentro das possibilidades que a lei permite, vamos ter além das 20 mil matrículas em educação profissional, um trabalho forte na área cultural com um moderno teatro para atender a Zona Leste”, confirmou Skaf.

As obras têm previsão de início para março de 2012, após a regulamentação do terreno pela prefeitura. A conclusão deverá ocorrer em 2 anos. “Vamos usar cada centímetro desse terreno e fazer valer para aquilo que mais importa para um país: a educação das pessoas”, antecipou com entusiasmo o presidente da Fiesp que ainda confirmou que a escola Senai de Itaquera será a mais moderna. O projeto prevê a construção de escola com 3 andares – atendendo padrões de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética. A unidade terá cerca de 11 mil metros quadrados e será resultado de um projeto customizado, com oficinas e laboratórios projetados sob medida para suprir as demandas regionais de capacitação profissional.

O terreno abrigará a oitava unidade do Senai-SP na Zona Leste da capital paulista. A região mantém 45.517 mil estabelecimentos entre indústria, comércio e serviços (99% são micro e pequenas empresas) e responde por 587.817 mil empregos. Na cidade de São Paulo estão instaladas 35 escolas (15 do Sesi-SP e 20 do Senai-SP), totalizando 241.490 matrículas ao ano.

Educação que transforma

Investir na formação de crianças e jovens é um dos compromissos das entidades da indústria paulista. Em 2011, o Sesi-SP inaugurou 11 novas escolas em todo o estado de São Paulo. Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, as novas unidades do Sesi-SP beneficiaram cerca de 10 mil estudantes, entre alunos do Ensino Regular e Educação de Jovens Adultos (EJA), e suas famílias, que ganharam um espaço, perto de casa, de educação, esporte e cultura.

Também foi inaugurado o Centro de Treinamento Senai, em Serra Negra, e criados novos laboratórios profissionalizantes em todo o estado de São Paulo.