imagem google

Iniciativas como o Festival Sesi Música 2014 mantêm a cultura viva, afirma Jair Oliveira

Cantor e compositor ministrou oficina para 22 músicos que participam do festival em São José do Rio Preto

Thatiana Mendes, do Sesi-SP Cultura, de São José do Rio Preto (SP)

Imagem relacionada a matéria - Id: 1594807040

Jair Oliveira: bate-papo descontraído com os candidatos. Foto: Sesi-SP Divulgação

Em uma manhã de temperatura amena para os padrões de São José do Rio Preto, 22 músicos saíram da cama cedo para participar de um encontro com Jair Oliveira.

Os artistas-trabalhadores, que disputarão na noite desta sexta-feira (31/10) a segunda etapa da semifinal do Festival Sesi Música 2014, concurso estadual voltado aos industriários, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo criativo do artista. A atividade fecha o ciclo de workshops com os candidatos, que se preparam para a reta final da disputa.

Aos 39 anos, o compositor, produtor, arranjador, músico e intérprete Jair Oliveira, filho de Jair Rodrigues (1939-2014) e irmão da cantora Luciana Mello, celebra 30 anos de carreira. Autor de mais de 400 composições, entre as quais canções famosas de comerciais de TV – ele assina, por exemplo, a autoria de “Mostra tua Força Brasil”, hit da campanha de apoio ao Brasil na Copa do Mundo 2014 –, Jair comandou na unidade do Sesi São José do Rio Preto um bate-papo descontraído com os candidatos, que tiraram suas dúvidas relacionadas a temas como composição de letra e melodia, direitos autorais e desafios da profissão.

No encontro, Jair também relembrou um pouco de sua trajetória e destacou a importância do festival: “São iniciativas como esta do Sesi São Paulo que mantêm a cultura viva”.

Segundo ele, é preciso mais ações de incentivo à música no Brasil, incluindo mais espaço para esta linguagem artística nas escolas. “A musicalização tem que fazer parte do currículo escolar como instrumento de comunicação e aprendizado. Além disso, as escolas têm o papel de observar os talentos que vão nascer e incentivá-los”, afirma.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1594807040

Jair e os 22 candidatos. Foto: Sesi-SP Divulgação


Em relação aos talentos da indústria descobertos pelo Sesi-SP por meio do Festival Sesi Música, que chega neste ano a sua quinta edição, o cantor destaca o empenho de todos para conciliar suas profissões com a carreira artística. “É um grande desafio superar as dificuldades do dia a dia e se dedicar à paixão pela música, um esforço louvável”, finaliza ele, que subirá ao palco nesta noite para o show em comemoração aos seus 30 anos de carreira após a apresentação ao vivo dos candidatos, a partir das 19h30.

A grande final do festival acontece neste sábado (01/11), com show de Pedro Mariano no encerramento.