imagem google

Indaiatuba é a primeira cidade a receber o Cine Sesi-SP Open Air

Projeto prevê exibições de filmes ao ar livre em seis cidades do interior paulista. Primeira edição contou com mais de 600 espectadores

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp –

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp, de Indaiatuba

Cerca de 600 pessoas de ocuparam um campo de futebol em Indaiatuba, interior de São Paulo, na noite deste sábado (24/05) com colchonetes, cadeiras, cobertores, garrafa térmica com bebida quente e lanche. O que parecia um piquenique foi, na verdade, uma sessão de cinema, ao ar livre: a primeira edição do Cine Sesi-SP Open Air.

O projeto vai promover sessões de cinema gratuitas em seis cidades paulistas. A exibição de todos os filmes é digital e com áudio dublado em português e as sessões são realizados aos sábados e domingos a partir das 19h30.

A operadora multifuncional Elaine Alves Antunes Silva, de 33 anos, foi uma das espectadoras do filme “A Hospedeira”, de Andrew Niccol, escolhido para a estreia do projeto. Acompanhada dos filhos e da sobrinha, Elaine se instalou perto do telão, acomodando as crianças em colchonetes azuis.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1594332491

Elaine aproveitou a oportunidade e levou a família para a estreia do Cine Sesi-SP Open Air. Foto: Beto Moussalli/Fiesp

“É diferente. Geralmente a gente faz coisas ao ar livre durante o dia, de noite é mais raro. Então estou achando divertido. Pena que meu marido não pôde vir”, disse Elaine ao participar da primeira edição do projeto.

O filho de Elaine e estudante do Sesi-SP, Gabriel Alves, 11 anos, também gostou da alternativa. “É uma oportunidade de vir ao cinema de graça”, disse. “Até agora só senti falta da cadeira [do cinema] mesmo”, contou.

A recepcionista Jessica Zandra, 22 anos, e o preparador de máquinas Henrique Guilherme Ferreira da Cruz, 23 anos, são namorados e saíram de casa equipados com chocolate quente, esteiras para se esticarem no chão, sanduíche de presunto e queijo e pipoca.

“Já faz tanto tempo que só faz calor que resolvemos vir também para curtir o frio. Viemos também para sair da rotina, do tradicional cinema, do tradicional barzinho”, disse Jessica.

Para o namorado Henrique, assistir a uma sessão de cinema ao ar livre dá a liberdade de fazer coisas que não seria possível fazer em uma sala fechada.

“É bem melhor assim, a gente fica mais à vontade. Pode trazer coisas de casa para comer, sentar onde e como quiser”, afirmou. “É algo diferente e gratuito, então não tem porque não vir”, completou.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1594332491

O casal de namorados Jessica e Henrique curtiu o frio no sessão de cinema ao ar livre em Indaiatuba. Foto: Beto Moussalli/Fiesp

Entretenimento do convívio

Para o gerente de projetos culturais do Sesi-SP, Álvaro Filho, a proposta do Cine Open Air, projeto fruto de uma parceria do Sesi-SP com a empresa Swen Filmes, é estimular a apreciação do cinema junto ao convívio social no que ele chama de “entretenimento do convívio”.

“A ideia de é difundir o cinema, mas ao mesmo tempo agregar um conceito recreacionista com a linguagem do cinema”, explicou.

Filho acrescentou ainda que faz parte da intenção do projeto “conectar o nosso público com o mundo porque na Europa é muito comum esse tipo de cinema e quanto mais você faz essas atividades que agregam famílias inteiras, você diminui consideravelmente o índice de violência, os transtornos urbanos, por conta da arte”.

Filho contou ainda que, em casos de chuva, capas protetoras serão distribuídas antes do início das sessões do projeto, que deve acontecer em seis cidades do interior do estado.

“Estamos fazendo seis cidades piloto em 2014, mas a ideia é, dando certo o projeto, expandir para todo o estado em 2015”, acrescentou.

A preparação para a estreia em Indaiatuba foi intensa, de acordo com a diretora do CAT da cidade, Odete Freire. “Divulgamos na escola, para os pais, fomos para a rádio e para TV. Esse tipo de evento no interior é importante porque é gratuito e a gente atende a comunidade”, afirmou Odete.

Frio

A chuva que antecedeu a sessão das 19h30 em Indaiatuba e a chegada do frio não desanimou o casal de aposentados Dayse e José Simões, de 73 e 69 anos respectivamente.

“Gosto muito de cinema e nem está tão frio assim”, disse Dayse, sentada em uma cadeira de praia ao lado do marido José. “Eu fiz ele vestir esse casaco pesado, daqui a pouco ele vai querer tirar e vai querer me matar”, brincou.

Entre uma pipoca e outra, seu José contou sua expectativa: “Espero ver um bom filme”.

Um pouco a frente de José e Dayse estava um grupo de amigas em um lençol florido esticado na grama. Entre elas, uma sacola com biscoito, lanches e um refrigerante de dois litros.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1594332491

O casal de namorados Jessica e Henrique curtiu o frio no sessão de cinema ao ar livre em Indaiatuba. Foto: Beto Moussalli/Fiesp

Para a estudante Beatriz Moreira, 14 anos, uma das coisas mais legais do cinema ao ar livre é que “dá para trazer coberta”.

A outra amiga Adrielli Oliveira Haustenreites, 14 anos, gostou de poder sentar como quiser na grama do campo. “Aqui a gente pode ficar à vontade”.

Próximas cidades

As exibições do Cine Open Air passam nas semanas seguintes por Itapetininga (31/05 e 01°/06) e Taubaté (07/06 e 08/06).  Mais informações no site do Sesi-SP | Cultura.