imagem google

Imperdível: agende-se e visite a exposição “Olá, Mauricio!” no Centro Cultural Fiesp

Acervo histórico e obras inéditas do criador da Turma da Mônica estarão disponíveis para visitação gratuita de 17 de julho a 15 de dezembro no Centro Cultural Fiesp. O público ainda será recepcionado, na entrada do complexo, por um Bidu inflável de quatro metros altura

Agência Indusnet Fiesp

Há anos, seja nos quadrinhos, nas telinhas, agora também nas telonas e em diversos outros espaços, a Turma da Mônica sempre esteve presente na vida dos brasileiros. No mês que completa 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) inaugura a exposição “Olá, Mauricio!” no Centro Cultura Fiesp, reunindo obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e trajetória do desenhista Mauricio de Sousa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576357544

A exposição inédita destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados. 

Nesta terça-feira (17/7), realizou-se a abertura oficial com a presença de Mauricio de Sousa e sua filha, Mônica, e o presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, no Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576357544

A história da MSP começou em 19 de julho de 1959, com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dará espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que serão representados de forma bem-humorada, fazendo com que o público sinta-se em um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Até o final da exposição haverá distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica, o Edu, menino de 9 anos de idade que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. O projeto faz parte de uma parceria entre a Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções. A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da fase adulta. 

Entre as atrações, a mostra contará com o ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos (photo opportunity), cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas da coleção História em Quadrões – releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha.

“São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.  

Com curadoria de Jacqueline Mouradian, a exposição foi prorrogada até 16 de fevereiro de 2020, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista. A visitação é gratuita e poderá ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra será acessível, e os textos descritivos das obras também serão bilíngues, nas línguas portuguesa e inglesa. 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576357544

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já chegou a 10 bilhões, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Sobre o Centro Cultural Fiesp

Localizado em plena Avenida Paulista, o Centro Cultural Fiesp é um importante equipamento de acesso à cultura mantido pela indústria paulista e administrado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP). Dentre toda a programação cultural oferecida gratuitamente, estão produções teatrais, exposições de artes visuais, shows musicais, mostras de cinema, atividades literárias, palestras, cursos e oficinas. Em suas dependências, recebe mais de 200 mil visitantes por ano.

Serviço:

Exposição “Olá, Mauricio!”

Período: prorrogada até 16 de fevereiro de 2020

Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 (em frente ao metrô Trianon-Masp)

Classificação indicativa: livre

Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br

Entrada gratuita. 

Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br