imagem google

Humanidade 2012: 150 professores do Sesi-SP debatem sustentabilidade no ensino

Mediado pela atriz Lucélia Santos, evento terá palestras do catador de lixo Tião Santos, do escritor Arnaldo Niskier e do pesquisador Silvio Meira

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

Cento e cinquenta professores da rede de ensino do Sesi-SP estarão nesta quinta-feira (14/06), no Humanidade 2012, evento oficial idealizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outros parceiros que ocorre paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Os docentes da indústria paulista participarão durante toda a manhã, juntamente com Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Sesi-SP, e 350 educadores do Sesi e do Senai do Rio de Janeiro, do encontro A voz do professor, que mostrará diferentes abordagens sobre a questão da sustentabilidade. A reunião será transmitida ao vivo pelo site www.humanidade2012.net.

O papel social do lixo será abordado por Sebastião Carlos dos Santos, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho e protagonista do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar no ano passado. Tião, como é conhecido, falará sobre sua experiência de vida, a subsistência de sua família e seu olhar de cidadania no ambiente do aterro.

A temática da interface entre a sustentabilidade e a educação será levantada por Silvio Meira, pesquisador da área de engenharia de software e doutor em computação pela University of Kent at Cantebury, da Inglaterra. O professor e escritor Arnaldo Niskier traçará um paralelo entre o ensino e o meio ambiente.

O encontro será mediado pela atriz Lucélia Santos e encerrado com um show do compositor Marcelo Jeneci.

Atualmente, as redes Sesi-SP e Senai-SP de ensino contabilizam mais de um milhão de matrículas e mantêm 380 unidades fixas e móveis. As duas instituições empregam 16.495 professores.

Humanidade 2012

Realização conjunta da Fiesp, Sistema Firjan, Fundação Roberto Marinho, Sesi-SP, Senai-SP, Sesi Rio e Senai Rio, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, o Humanidade 2012 foi concebido para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.

O evento acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, até o dia 22 de junho. O espaço de exposições é aberto ao público e a programação completa pode ser consultada no site www.humanidade2012.net.