imagem google

General Santa Rosa participa de reunião com integrantes do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp

Em pauta, temas estratégicos para a presidência da República e atuação da Finep

Agência Indusnet Fiesp

A reunião mensal do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp, realizada nesta segunda-feira (6/5), contou com a participação do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o general de Exército, Maynard Marques de Santa Rosa, e do presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), o general de divisão Waldemar Barroso Magno Neto.

Na abertura, Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, enfatizou o apoio à base nacional de defesa e colocou-se à disposição quanto à segurança pública que deve caminhar em conjunto com a pesquisa e a inovação. “A defesa é um dos setores intensivos em capital na fronteira tecnológica”, afirmou.

Para Santa Rosa, deve-se viabilizar a transversalidade do planejamento estratégico. Sua área envolve o tripé análise estratégica, planejamento estratégico e articulação institucional, entre ministérios e a sociedade civil. O general detalhou o processo de construção do orçamentário atual, elencando projetos prioritários para o governo federal.

Barroso Magno, por sua vez, apresentou a gênese da Finep, empresa pública voltada à pesquisa básica, à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento tecnológico.  O general tratou do apoio necessário às iniciativas da Finep que precisa trabalhar de forma integrada com laboratórios públicos, universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros institutos. Barroso Magno também frisou a possibilidade de estabelecimento de convênios com universidades e parceria com empresas para o desenvolvimento setorial.

Também estiveram presentes ao encontro, Dagmar Cupaiolo, vice-presidente e diretor titular adjunto do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, diretores e outras autoridades, além de representantes da indústria da defesa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1568553517

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, recebe a visita do general de Exército, Santa Rosa, na Fiesp. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp