imagem google

Lei de Cotas: Fórum da Fiesp esclarece dúvidas para sindicatos


Na Fiesp, especialistas darão palestras sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Djalma Lima, Agência Indusnet Fiesp

Apresentar conceitos sobre a obrigatoriedade imposta pela “Lei de Cotas” (nº 8.213/91) e esclarecer as regras e aplicações legais para a contratação de profissionais com deficiência nas empresas brasileiras. Esta é proposta do Fórum Setorial “Sou Capaz”, que acontece na Fiesp, na próxima quarta-feira (27/06), das 8h às 12h30.

No Brasil, é grande a dificuldade enfrentada pelas empresas para a contratação de pessoas com deficiência para o cumprimento da Lei. Durante o Fórum, especialistas de diversas áreas ministrarão palestras tendo como tema central “O Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência”.

Organizado pelo Departamento de Ação Regional (Depar) da entidade, o evento destina-se a dirigentes dos 131 sindicatos filiados a Fiesp, seus associados, diretores regionais do Depar e do Ciesp, além de empresas associadas às duas entidades.

Confira aqui a programação.

Programa Sou Capaz

O “Sou Capaz” é parte do esforço da Fiesp no sentido de buscar equivalência de oportunidades para todos os cidadãos, ampliando cada vez mais sua participação na formação do capital humano no Estado de São Paulo. Foi criado, por meio do seu Departamento de Ação Regional (Depar), para atender uma real necessidade da Indústria relativa ao cumprimento da Lei nº 8213/91. Sua missão é buscar facilitadores para o cumprimento da Lei pela indústria e a efetiva e eficiente inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

O programa contempla a consolidação de dados e informações socioeconômicos, legais e jurídicos, visando à integração entre a indústria, o poder público, as instituições de ensino e a sociedade, para que todos passem a participar do processo de “gestão do Capital Humano” de maneira estratégica, planejada e conjunta, bem como articular políticas públicas para a sua melhoria.