imagem google

Fiesp recebe visita de ministro de Comércio Exterior e Investimentos de Cuba

Paulo Skaf recebe comitiva, que cumpre dois dias de programação na Fiesp, incluindo vários encontros com empresários brasileiros

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, recebeu, na manhã desta segunda-feira (08/10) o ministro do Comércio Exterior e Investimentos estrangeiros de Cuba, Rodrigo Malmierca.


Imagem relacionada a matéria - Id: 1643432457

Rodrigo Malmierca, Paulo Skaf e e Alessandro Teixeira. Foto: Ayrton Vignola


Na sequência, autoridades e empresários cubanos e brasileiros se reuniram para falar sobre oportunidades de negócios no setor de energia. O encontro contou com as presenças do secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, e do diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp, Carlos Cavalcanti.

Segundo Carlos Cavalcanti, há oportunidades de negócio na geração de energia a partir de biomassa.

“Isso realmente possibilita muito a troca de experiências e oportunidades de negócios porque não é novidade para várias empresas brasileiras fazer geração elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar”, afirmou o titular do Deinfra.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643432457

Carlos Cavalcanti (Deinfra/Fiesp) e Rodrigo Malmierca: oportunidades de negócios em biomassa. Foto: Ayrton Vignola.

Apesar de perder força nas últimas décadas, analistas acreditam que o setor sucroalcooleiro de Cuba figura como potencial produtor de etanol, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil.

Malmierca acredita que podem surgir oportunidades não apenas na geração de energia renovável, mas também para a produção de equipamentos por parte da indústria brasileira.

“Há outra coisa que é a produção de alguns componentes tecnológicos para a produção de energia renovável. No caso dos painéis fotovoltaicos para produzir energia a partir da luz solar, por exemplo, nós temos uma fabrica que produz alguns elementos, mas eu não sei se todos“, afirmou o ministro cubano.

Delegação cubana

A comitiva cubana da visita inclui Carlos Zamora Rodriguez, embaixador de Cuba em Brasilia; Xiomara Martínez, vice-ministra de Turismo de Cuba; e Rosell Guerra Campaña, vice-ministro da Indústria Básica de Cuba, entre outros.

A agenda da delegação cubana tem dois dias de atividades – segunda (08/10) e terça (09/10), e prevê encontros com com representantes de indústrias e empresas de serviços brasileiras.

As atividades terminam no final da tarde desta terça (09/10), quando a comitiva segue para Brasília (DF).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643432457

Audiência no gabinete. Foto: Junior Ruiz