imagem google

Fiesp recebe dirigentes do Senai e da CNI para lançamento da Olimpíada do Conhecimento 2012

Em entrevista coletiva, foram apresentados detalhes da etapa nacional da mais importante competição em educação profissional realizada pelo Senai, que acontece em novembro, em SP

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1603274737

Paulo Skaf, Rafael Lucchesi, Robson Braga de Andrade e Walter Vicioni. Foto: Everton Amaro

A estrutura do maior torneio de educação profissional realizado nas Américas, a Olimpíada do Conhecimento – Etapa Nacional, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai) foi apresentada a jornalistas, empresários e profissionais da entidade na manhã desta quinta-feira (20/09) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Esta edição, que acontece de 12 a 18 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, vai reunir 700 alunos competidores de todos os estados brasileiros em 52 modalidades e espera receber cerca 250 mil visitantes durante os sete dias de evento.

“A Olimpíada do Conhecimento é uma forma de reconhecer os talentos brasileiros e de mostrar o nível de educação profissional no Brasil. Este ano, a Olimpíada será realizada aqui em SP, com o apoio total da Fiesp e do Paulo Skaf, além do esforço de todas as federações de indústrias do Brasil que também participarão ativamente das ações”, disse Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, a Olimpíada do Conhecimento é um balanço do trabalho feito diariamente no Senai. “É a vitrine do resultado do esforço de milhares de alunos, professores e profissionais das unidades de ensino profissionalizante da indústria paulista.”

Skaf disse ainda que este ano o Serviço Social da Indústria (Sesi) vai participar do evento paralelamente com o Torneio de Robótica, pela primeira vez em nível nacional.

Participaram do evento Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai Departamento Nacional; e Walter Vicioni, superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP.

World Skills América

O Anhembi, local das competições, receberá também o World Skills América, que reúne competidores de mais de 20 países das três Américas. Outras disputas na área de educação profissional serão realizadas, como a de Inclusão Profissional, na qual 40 estudantes com deficiência disputam medalhas em quatro modalidades na Olimpíada do Conhecimento.

Simultaneamente acontecem outros eventos, como o Inova Senai (exposição de projetos de inovação tecnológica), Cyber Senai (espaço cultural interativo), Indústria do Futuro (evolução da indústria ao longo das décadas) e o Junior World Championship (JWC), competição de confeitaria entre oito países inédita no Brasil.

De acordo com o presidente da Fiesp, em São Paulo as entidades estão a postos para atender às demandas da indústria. “Mas não conseguiríamos sem esse grande exército de bons brasileiros que no dia a dia fazem do Senai o que ele representa em São Paulo e em todo o País”, completou.