imagem google

Fiesp realiza seminário para debater tecnologias limpas e inovadoras para economia de baixo carbono

Delegação britânica debateu o papel das pequenas empresas no desafio da produção e consumo sustentável

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

Organizada pela agência de inovação do governo britânico, Tecnology Strategy Board (TSB), foi realizado nesta segunda-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o seminário “Tecnologias Limpas – Inovação para uma economia de baixo carbono”, além da apresentação da missão Clean and Cool.

A abertura do evento foi feita pelo diretor titular adjunto do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Fiesp, Marlúcio de Souza Borges, e pelo cônsul-geral de São Paulo e diretor da UKTI Brasil, John Doddrel. O evento teve ainda a participação do diretor titular do DMA, Nelson Pereira dos Reis.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1571867515

John Doddrel: Clean and Cool visa promover parcerias entre empresas britânicas e empresas e investidores do Brasil. Foto: Everton Amaro/Fiesp

“Por estarmos em uma economia com foco em práticas cada vez mais sustentáveis e, por outro lado, ter os desafios do mercado, é oportuno debater a questão de tecnologias limpas e inovação, com destaque para o papel das pequenas e médias empresas”, afirmou Borges, que destacou o papel da Fiesp como órgão que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a qualidade ambiental e o bem estar social.

Doddrel explicou o que é a missão Clean and Cool, financiada pela TSB, que tem como objetivo “promover parcerias entre empresas de tecnologia limpa britânicas e empresas e investidores brasileiros e agências governamentais”. Segundo ele, não há somente um interesse comercial, mas de parceria e cooperação entre os países.

“A missão vai oferecer soluções para alguns dos maiores desafios enfrentados pelo Brasil, desde desmatamento e fornecimento de água limpa em regiões remotas, até a redução da poluição e dos engarrafamentos urbanos.”

Também participaram do seminário os britânicos Mike Pitts, especialista líder em sustentabilidade da TSB, e Scott Chain, diretor de start-ups da Future Cities Catapult. Ambos falaram sobre a importância de investir em tecnologias limpas para garantir a sustentabilidade das cidades.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1571867515

Mike Pitts: “Uma das atividades da TSB é ajudar as empresas a descobrir como o meio ambiente muda o mercado”. Foto: Everton Amaro/Fiesp

“Uma das atividades da TSB é ajudar as empresas a descobrir como o meio ambiente muda o mercado”, disse Pitts. “Quando você pergunta aos empresários sobre as tendências do consumo e das tecnologias para os próximos 10 anos, eles provavelmente terão uma resposta. Mas quando você pergunta quais serão as mudanças da sociedade na próxima década ou como o meio ambiente vai colocar limites no seu negócio, eles têm que se esforçar mais para responder.”

“Em termos de negócios nós estamos falando em ajudar empresas com a evolução das necessidades de cidades ao redor do mundo”, afirmou Chain. “São tendência de longo prazo em termos de organização legal, mudanças demográficas, mudanças econômicas que nós acreditamos que podem ser vistas como oportunidades.”