Fiesp realiza seminário com empresários para compreender tendências de consumo
Em encontro, especialistas discutem musculatura da micro e pequena empresa, novo perfil do consumidor e como gerar receita
Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp
A partir do seminário A Indústria Frente à Necessidade e Conhecer seu Mercado, o Departamento de Competitividade da Fiesp pretende dar a empresários a compreensão dos novos hábitos do consumidor brasileiro, afirmou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz.

José Ricardo Roriz, vice-presidente e diretor do Decomtec Fiesp. Foto: Helcio Nagamine
“O objetivo é entender a realidade mutante de mercado. Hoje a classe média aumentou bastante e houve também mudanças de hábito de consumo”, afirmou Roriz durante abertura do seminário, realizado pela área de competitividade da federação.
A Fiesp oferece a empresários o aplicativo eletrônico Inteligência de Mercado da Indústria, com informações de mais de três milhões de canais de distribuição. “A gente desenvolveu esse software há algum tempo e todo ano a gente renova”, afirmou Roriz.
No final do seminário, o Departamento de Competitividade da Fiesp (Decomtec) deve lançar a atualização do aplicativo, que é distribuído por meio da Central de Serviços.
“Estamos remetendo a atualização do aplicativo para mais de 20 mil empresas constantes em nossos cadastros”, afirmou Marielza Pinto de Carvalho Milani, diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
Em seu pronunciamento na cerimônia de abertura, o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, falou das lutas das entidades para assegurar um ambiente favorável aos negócios no Brasil. “Estamos preocupados no sentido de as coisas no Brasil serem mais ágeis. O grande objetivo de todo o trabalho é a ponta, ou seja, o consumidor”, afirmou.
Veja a cobertura do evento nos links das notícias ao lado.
Últimas notícias
Continue lendo
- Notícias Segundo consultor, redução do desemprego contribui com o crescimento do varejo no Brasil
- Notícias É preciso conhecer a rota de receita da empresa para aumentar vendas, afirmou especialista da FGV
- Notícias Atitude e atualização são fundamentais para quem quer conquistar o mercado, afirma André Ganzelevitch
- Notícias Consumidores da nova classe média gostam da simplicidade aliada ao luxo, afirmou professor da FIA/USP
- Notícias Decomtec lança nova versão do aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria