imagem google

Fiesp promove jantar pela abertura da etapa brasileira da ‘Le Mans 6h de São Paulo’

Paulo Skaf recebeu Emerson Fittipaldi (promotor do evento no Brasil), Gérard Neveu (presidente da FIA World Endurance Championship) e Valéria Baraccat (da ONG parceira Instituto Viver Bem), entre outras personalidades

Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp

Em jantar, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) recebeu na noite de quarta-feira (28/08) aproximadamente 150 convidados, por ocasião da “Le Mans 6h de São Paulo”, etapa brasileira do campeonato mundial de automobilismo Endurance, que acontece de sexta (30/08) a domingo (01/09) no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.

O jantar, seguido por um show do cantor Ivan Lins, reuniu organizadores, representantes de montadoras e equipes participantes, personalidades de instituições parceiras, celebridades e diretores da Fiesp.

Promotor da etapa brasileira, o bicampeão mundial de Fórmula 1 (1972-74) Emerson Fittipaldi agradeceu o apoio da Fiesp, e, ao lado do francês Gérard Neveu, presidente da FIA World Endurance Championship, deu uma réplica do troféu à entidade.

Skaf, à direita, recebe réplica de troféu de Fittipaldi e Neveu. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Presidente da Fiesp, em nome da entidade, recebe réplica de troféu de Fittipaldi e Neveu (ao centro). Foto: Everton Amaro/Fiesp


Skaf parabenizou o campeão mundial pela realização da corrida. “Todos, aqui, reconhecemos seu trabalho de vida, sempre visando o bem do Brasil. Tudo que você fez na vida foram coisas boas e que beneficiaram o Brasil”, disse Skaf.

“Sem dúvida nenhuma, é uma honra enorme ter essa recepção na casa da indústria, da produção, do desenvolvimento e do emprego. Tudo isso se combina”, completou Skaf, cumprimentando ainda Valéria Baraccat, presidente do Instituto Arte de Viver Bem, parceira da “Le Mans 6h de São Paulo”.

Em seu pronunciamento, Fittipaldi agradeceu a Skaf pela realização do jantar “de gala”, uma tradição, segundo ele, de outras etapas internacionais. E destacou que a segunda edição da corrida prevê ações paralelas como exposição de carros clássicos e de colecionadores, atividades para as crianças: exibição de filmes da Disney para mais de 300 participantes, e uma escola de segurança no trânsito para os pequenos, em evento que tem prevista a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Fittipaldi destacou ainda a sociedade com a Playcorp, que tem ajudado a desenvolver o conceito da etapa como um evento para família, e a divulgar  “Le Mans 6h de São Paulo”.

Em plena Paulista

Na manhã do jantar, o próprio Fittipaldi surpreendeu quem passava pela Avenida Paulista ao liderar uma carreata – em meio a carros de passeio – com a participação de Bruno Senna e Nicolas Prost, respectivamente sobrinho de Ayrton Senna e filho de Alain Prost.

“Hoje, liguei para o Paulo [Skaf, presidente da Fiesp], às 10 horas da manhã, e falei: Paulo,  hoje às 11h30, vou passar em frente da Fiesp com quatro carros que vão correr domingo. E foi uma coisa inédita para São Paulo. Acho que nunca foi feito em nenhuma parte do mundo – quatro carros andando na avenida principal de uma cidade”, disse. “A CET colaborou, a Prefeitura colaborou, foi espetacular o evento”, afirmou Fittipaldi.

“Queremos realmente popularizar o automobilismo, atingir uma geração nova. Tenho certeza que, entre a criançada que for para o Interlagos, a maioria vai sair apaixonada pelo esporte”, resumiu Emerson, após informar que a edição tem pacotes para famílias a preços mais acessíveis.

Leilão beneficente

No jantar, o Instituto Arte de Viver Bem, organização não governamental dedicada à assistência a mulheres com câncer de mama, promoveu um leilão beneficente com oito peças, visando levantar fundos em prol do projeto “Casa da Mulher”.

Foram oito itens leiloados: duas joias (Vivara e Carla Amorim), duas camisas autografadas da seleção brasileira de futebol (uma por todos os jogadores e outra por Neymar), um quadro do Romero Britto, uma caneta de luxo da Faber Castell, um relógio TW Steel da linha Emerson Fittipaldi e um capacete do próprio Fittipaldi.

Muito emocionada, Valéria Baraccat prestou homenagem a dois entusiastas da ONG, ambos falecidos recentemente, Hebe Camargo (1929-2012) e Roberto Civita (1936-2013).

“Hebe, durante a vida inteira, me ajudou muito nas causas sociais. No decorrer desses anos, eu conheci a Maria Antônia Civita, e, através dela, conheci o Dr. Roberto Civita, que nos apoiou, muito. Foram duas pessoas que lutaram muito por esse país”, disse Valéria, que agradeceu ainda a Fittipaldi, Skaf e Neveu.

Em seu discurso, o presidente da FIA World Endurance Championship, destacou que, além da tecnologia e performance, a organização de Le Mans valoriza a qualidade das relações humanas nos paddocks. Elogiou ainda Fittipaldi. “Este homem é um incrível ‘palmarés’. Ele é ainda muito acessível. Emerson, não mude nada. Continue a ser como você é”, disse Neveu.

Ele fez questão de destacar ainda sua admiração e respeito por Valéria Baraccat. “Temos muitos heróis nos nossos paddocks, mas o único que importa, esta noite, é você, pela sua coragem.”

Corrida

A corrida será disputada neste domingo (01/09), no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, com largada prevista para o meio-dia e chegada às 18h, com transmissão ao vivo na íntegra pelo canal pago Sportv3. Os treinos e provas classificatórias acontecem na sexta (30/08) e no sábado (31/08).