imagem google

Fiesp participará das negociações internacionais da COP16

Entidade que representa o maior parque industrial brasileiro acompanhará a Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU em Cancun, no México

Agência Indusnet Fiesp

Uma delegação de técnicos e diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) se juntará aos representantes do governo brasileiro para participar das negociações internacionais que ocorrerão no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, em inglês). A retomada do processo começou nesta segunda-feira (29) e prossegue até o dia 10 de dezembro, em Cancun, no México.

“A Fiesp tem acompanhado, desde meados de 2009, as discussões sobre mudanças do clima por entender que este assunto é sério, grave e que afetará a todos”, destaca o segundo vice-presidente e coordenador do Comitê de Mudança do Clima da entidade, João Guilherme Sabino Ometto.

Apesar da baixa expectativa sobre os resultados da conferência de Cancun, a Fiesp acredita que este encontro é mais um passo no complexo processo que busca a construção de um novo acordo global sobre o clima do planeta.

“Sabemos que esta negociação envolve distintos interesses políticos, ambientais, sociais e comerciais. Entretanto, é preciso discutir e buscar o consenso, que é o que a ONU está propondo aos países”, argumenta o dirigente industrial.

Posição

Em meados de novembro, a Fiesp realizou um seminário que discutiu os rumos da competitividade da indústria ante as mudanças do clima. Na oportunidade, foram divulgados os posicionamentos da instituição para a COP16 e sobre as Políticas Nacional e Estadual de Mudança do Clima.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Evento em Cancun

Na próxima terça-feira (7/12), das 9h30 às 12h30 (das 13h30 às 16h30, no horário de Brasília), a Fiesp realizará, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), um evento do setor produtivo brasileiro em Cancun.