imagem google

Fiesp participa da maior feira ambiental voltada à indústria e sustentabilidade da América Latina

Evento organizado pela Fimai e pela Ecomondo será realizado de 11 a 13 de novembro, no Expo Center Norte

Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp participará da 17ª edição da Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade,  organizada pela Fimai, maior e mais importante feira do setor ambiental da América Latina, e pela Ecomondo, terceira maior na Europa. Expositores apresentarão soluções para a indústria minimizar impactos ambientais, contemplando tecnologias sustentáveis de racionalização do uso da água, da energia e, ao mesmo tempo, reduzindo o custo de produção.

Uma das ações programadas pela Fiesp para seu estande é a distribuição de kits compostos por quatro redutores de vazão de ½ polegada. O redutor plástico pode reduzir, no ponto instalado, em até 50% a vazão de uma torneira ou chuveiro, contribuindo de forma efetiva para minimizar o impacto da crise hídrica em residências, condomínios, prédios comerciais e industriais e escolas.

Os negócios de soluções ambientais sustentáveis têm crescido em torno de 6% ao ano, segundo Simone Castelli, diretor de Negócios da Ecomondo. “O objetivo é apresentar equipamentos e soluções tecnológicas avançadas, já utilizadas no mercado internacional, para as empresas brasileiras”, apontou.

“A chegada da Ecomondo ao Brasil representa uma significativa cooperação nos seminários e congressos, com especialistas altamente qualificados compartilhando conhecimentos e orientando os profissionais brasileiros”, sintetiza Julio Tocalino Neto, idealizador da FIMAI, membro do Conselho do Meio Ambiente da Fiesp e um dos executivos brasileiros mais atuantes no setor de sustentabilidade industrial.

Nos debates serão abordados temas como novas normas, legislações, instrumentos de financiamento das inovações, além de técnicas e incentivos disponíveis à indústria. O Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e o Workshop “Gestão de Resíduos Orgânicos” tem o respaldo técnico do Comitê Científico composto por entidades como Cetesb, Fiesp, ABNT, Ibama, Sebrae, Abiplast, Abpcea, Abetre, Abrelpe, Confea, Cempre, Poli-USP e IPT.

Consumo da indústria

Ao menos 65% da indústria reutiliza a água em seus processos produtivos, segundo os departamentos de meio ambiente da Fiesp e do Ciesp. A conscientização e o incentivo a essa boa prática levaram a indústria, desde 2002, a reduzir em 47% a água utilizada na região de Campinas, tendo como base os volumes autorizados de uso de água superficial e subterrânea publicados no Relatório de Situação do Comitê de Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ). Este é um bom exemplo.

Para o diretor do departamento de meio ambiente da Fiesp e do Ciesp, Nelson Pereira dos Reis, “com o trabalho intenso de uso eficiente da água que tem sido feito, a indústria reduz cada vez mais a sua demanda e também os impactos provenientes da atual crise”.

 

SERVIÇO

FIMAI ECOMONDO Brasil

17ª Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

Local:  Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo-SP

Data: 11,12 e 13 de Novembro de 2015, das 13h00 às 20h00

Site: www.fimai.com.br/

Entrada franca. Os seminários são pagos, com inscrições prévias no site.