imagem google

Fiesp instala seu Conselho Superior Feminino, o Confem

O presidente Paulo Skaf integrou a reunião inicial e deu as boas-vindas às integrantes

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, participou a primeira reunião do Conselho Superior Feminino (Confem) da entidade, que foi realizada nesta sexta-feira (17/9), na sede, à Avenida Paulista, em forma híbrida, com integrantes on-line e outras presenciais.

Skaf lembrou que completa um ciclo à frente da casa e que faltava pouco para sentir que sua missão estava 100% cumprida. Uma delas, encerrar seu mandato com a instalação do Conselho Feminino, uma iniciativa adiada em função da pandemia de Covid-19 e que se cumpre agora. Ao se dirigir às conselheiras lembrou a alegria de tê-las agora como anfitriãs na casa e tem certeza que boas ideias surgirão no Confem.

O presidente frisou a presença das mulheres à frente do Conselho Superior de Relações do Trabalho (Cort) da Fiesp, com a desembargadora Maria Cristina Mattioli, do Comitê de Responsabilidade Social (Cores), com Grácia Fragalá, e Luciana Freire no jurídico executivo da casa.

Às integrantes do Confem, Skaf apresentou o perfil da Fiesp, que reúne sindicatos patronais dos mais diversos setores, e as ações das demais casas da indústria, Sesi-SP e Senai-SP, com seu protagonismo no campo da educação, da cultura e do esporte. Também abordou as iniciativas solidárias ao longo da pandemia, com a confecção de máscaras, álcool em gel, além das 110 cozinhas industriais do sistema à disposição da população que forneceram aproximadamente 9 milhões de refeições para quem necessitava de apoio. Depois houve outras ações que se seguiram com o recolhimento e a distribuição de mais de cem toneladas de alimentos não perecíveis, de cobertores, no inverno, além do Senai-SP consertar respiradores de hospitais públicos, ou seja, a indústria sendo parceira no momento crítico da pandemia.

A presidente do Confem, Marta Lívia Suplicy, afirmou que o Conselho será um guarda-chuva de empreendedorismo de São Paulo e do Brasil e que quer “fazer do nosso trabalho o real retrato das mulheres na indústria e no mundo empreendedor e ajudar na travessia dessa ponte”. Ela acrescentou que é preciso ter ação e responsabilidade, ética e respeito , “pois temos um país e um mundo que sai de uma crise e que precisa de fomento”, sinalizando a necessidade de foco e atitude, lembrando que se aprende com a vida coletiva.

As integrantes do Conselho representam mulheres atuantes nos mais diversos setores: agronegócio, educação, saúde, terceiro setor, hotelaria, beleza, varejo, tecnologia, engenheira química, têxtil, economia, além de CEOs, e integrantes da área jurídica.

Nessa somatória de diversidade, essas mulheres estão envolvidas e à frente de projetos voltados ao apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, meninas adolescentes, acesso a emprego e empoderamento, atendimento à população imigrante, combate à violência contra as mulheres, atuando, ainda, na área de compliance, em defesa da ética e contra a corrupção, além defender os direitos humanos.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1634967506

Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp

Suplicy lembrou que há 3 anos Skaf colocou quase 7 mil mulheres dentro da Fiesp a fim de debatar os mais diversos temas, no evento da Virada Feminina. Conforme lembrou, “esse Conselho só formaliza o que você já vinha fazendo antes pelo coletivo feminino que agrega 128 movimentos”, disse para Paulo Skaf ao agradecer o respaldo dado, com ações que se concretizaram, no passado, como o apoio a diversas família imigrantes, especialmente venezuelanas. “Esse conselho não existia mas já trabalhava”, concluiu a presidente do Conselho Superior Feminino da Fiesp.

Marta Livia Suplicy, pedagoga, preside a Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), idealizadora da Virada Feminina e integrante do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreesp).

Para saber mais e conhecer as integrantes do Confem, clique neste link.