imagem google

Fiesp e Reino dos Países Baixos assinam acordo de cooperação na área ambiental

Acordo prevê troca de experiências e informações em temas como descontaminação do solo, tratamento de água, reciclagem e resíduos sólidos

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) firmou na quinta-feira (10/10), na sede da Avenida Paulista, acordo de cooperação com o Reino dos Países Baixos, durante visita da ministra de Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Baixos, Lilianne Ploumen. A ministra foi recebida pelo 2º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, que também lidera o Comitê de Mudanças Climáticas da entidade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1569142173

Parceria estabelece compartilhamento de conhecimentos sobre responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, instrumentos regulatórios e econômicos bem como tecnologias. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp


O acordo visa a troca de informações e experiências frente aos desafios ambientais globais. Entre os temas prioritários, descontaminação do solo e tratamento de água, instalações e redes de centros de reciclagem e a transformação de resíduos sólidos em energia, com a finalidade de minimizar o descarte.

Também estão contemplados o compartilhamento de conhecimentos sobre responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, instrumentos regulatórios e econômicos bem como tecnologias. O acordo tem validade de um ano.

No encontro, o 2º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, destacou que muitas delegações têm procurado a Fiesp, mas nenhuma com tanta objetividade e pragmatismo.

A importância do acordo reside no fato de que a Fiesp tem se empenhado no fomento à adoção de boas práticas ambientais, tais como o reúso de água e a reciclagem de resíduos sólidos. E a Holanda, por sua vez, aposta no desenvolvimento de tecnologia e conta com larga experiência no campo da reciclagem.

A Fiesp já havia estreitado laços com instituições holandesas com a visita do Príncipe de Orange, em novembro de 2012, especialmente no setor de biotecnologia, mas também com ênfase nas questões ambientais, culminando inclusive com uma missão empresarial que levou cerca de 30 empresários para conhecer a experiência daquele país.

Pela Fiesp, também participaram do encontro representantes do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), do Departamento de Meio Ambiente (DMA), do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria (BioBrasil), do Comitê de Responsabilidade Social (Cores) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).