imagem google

Fiesp e Firjan prestam homenagem a Eliezer Batista em cerimônia do Humanidade 2012

Ex-ministro e ex-presidente da então Companhia do Vale do Rio Doce foi um dos precursores do pensamento empresarial focado na preocupação ambiental

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Paulo Skaf e o presidente da Firjan, Eduardo Gouvêa prestaram homenagem a Eliezer Batista

Durante a cerimônia de abertura do Humanidade 2012, no início da noite desta segunda-feira (11/06), as Federações das Indústrias dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (Fiesp e Firjan) prestaram uma homenagem especial ao engenheiro Eliezer Batista, duas vezes ministro de Estado e ex-presidente da então estatal Companhia Vale do Rio Doce.

Eliezer Batista, pai do empresário Eike Batista (grupo EBX), foi saudado pelo presidente do Sistema Firjan como um dos precursores do pensamento empresarial focado na sustentabilidade com preocupação ambiental.

Ao receber a homenagem, Batista falou da importância do pensamento sistêmico-holístico, isto é, em se pensar cada parte e no todo. Um conceito que, em sua opinião, muitas vezes é mal interpretado. Ele, que aprendeu a gostar da natureza com o pai, relatou que no início de sua carreira, na então Vale do Rio Doce, focou a realização de reflorestamento e recuperação das florestas no estado do Espírito do Santo. Citou contribuições de iniciativas brasileiras no campo ambiental, que ajudaram a compor o conhecimento no mundo sobre o significado da palavra sustentabilidade.

Batista lembrou ainda que em torno dos grandes projetos – como Serra Pelada, Carajás e Brasília – há sempre o risco do grande prejuízo social quando não se dá continuidade ao esforço conjunto, principalmente com a participação do governo. Nesse sentido, destacou a importância de investimentos no aspecto cultural. “Hoje, temos a nova noção de desenvolvimento sustentável sem esquecer-se da gestão da comunidade do entorno”, concluiu.