imagem google

Fiesp e Escola Superior de Guerra celebram formatura do Curso de Gestão de Recursos de Defesa

Evento marcou o encerramento da 15ª turma do módulo de aprimoramento para civis e militares

Clarissa Viana, Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Escola Superior de Guerra (ESG) celebraram, nessa quinta-feira (7/10), a formatura da 15ª turma do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), um curso voltado a civis e militares que aborda conceitos de Defesa no Estado moderno e também processos de gestão de recursos no âmbito da administração pública e privada. O curso foi criado em 2002 e, desde 2010, vem sendo realizado somente na cidade de São Paulo, em uma iniciativa de valorização da Base Industrial da Defesa Nacional.

“Assim como nossa homenageada, Thereza de Marzo, encaramos desafios. Nossa turma, impactada pela pandemia, foi a primeira turma híbrida da história e entre as dificuldades para nós, estagiários, e todos os envolvidos na organização do curso, acredito que cumprimos com louvor a missão de fortalecer a base industrial de defesa”, destacou Sergina Maria da Motta, psicóloga da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo (ADESG-SP) e eleita oradora da turma.

Durante as oito semanas de aulas, os 36 alunos do curso analisaram temas pertinentes à Defesa Nacional: Poder Nacional, Relações Internacionais, Políticas e Gestão dos Recursos Públicos; e decidiram, ao fim, homenagear Thereza de Marzo como patrona da turma: a primeira mulher piloto da aviação brasileira.

Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg) parabenizou a turma e agradeceu aos envolvidos, da Fiesp e da ESG, considerando os desafios impostos pela pandemia. “A distância se fez necessária e provocou mudanças na maneira como entregamos o curso, mas não prejudicou a qualidade do conteúdo. O curso é uma parceria bem-sucedida entre a Fiesp e a Escola Superior de Guerra e um exemplo essencial do desenvolvimento da base de defesa”, pontuou.

Comandante da Escola Superior de Guerra, o tenente brigadeiro do ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço parabenizou a todos pela renovação frente à pandemia. “Tivemos que transformar o curso, tão naturalmente presencial para nós, em conteúdo virtual. Mas isso não afetou a qualidade, considerando os debates sobre temas de interesse da defesa nacional, e considero que o curso atingiu seus objetivos plenos”, concluiu.

Participaram da cerimônia, da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, o general de divisão Adilson Carlos Katibe, subcomandante da Escola Superior de Guerra; o contra-almirante Cassiano Marques, diretor do campus Rio da Escola Superior de Guerra; o brigadeiro do ar Hélio Severino da Silva Filho, chefe do Departamento de Estudos da ESG; o contra-almirante Gilberto Cezar Lourenço, chefe da Assessoria de Relações Institucionais da ESG; o coronel Sérgio Luiz Stopatto, diretor do curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) (RJ). Da Fiesp, no Rio de Janeiro, Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg); e de São Paulo, o general de divisão Adalmir Manoel Domingos, coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da Fiesp; e Clara Martinolli, gerente do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1635121146