imagem google

Fiesp e Ciesp realizam novo seminário sobre gestão da escassez de água na indústria

Evento na segunda-feira (22/09) tem ainda a premiação do “Concurso Água: ideias inovadoras – soluções sustentáveis”

Agência Indusnet Fiesp

Visando discutir as fontes de abastecimento e as possíveis medidas de redução no ambiente industrial, a Federação e no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) realizam o seminário “Gerenciando a escassez de água na indústria”. O evento acontece na manhã desta segunda-feira (22/09), na sede das entidades.

Para avaliar o Sistema Cantareira  – principal manancial paulista e, hoje, em seu nível histórico mais baixo –, foram convidados três especialistas: o professor Antônio Carlos Zuffo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dois promotores de justiça e representantes dos Grupos de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo: Ricardo Manuel Castro (do Gaema – Cabeceiras) e Alexandra Faccioli Martins, do Gaema – PCJ Piracicaba (bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

A sequência de debates que a Fiesp e o Ciesp vem promovendo sobre o tema se fez necessária diante da crise do Sistema Cantareira, que compromete o abastecimento de mais de 3 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Campinas e Jundiaí, nas bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e cerca de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, na Bacia do Alto Tietê .  No mês de julho, as entidades promoveram outro debate sober o tema na cidade de Campinas e o tema também foi um dos enfoques da Semana de Infraestrutura (LETS) da Fiesp, no mês de maio.

Soluções inovadoras

Durante o evento, também acontecerá a entrega do prêmio Água: Ideias Inovadoras – Soluções Sustentáveis, fruto da parceria da Fiesp com onze universidades paulistas: FMU, Unisa, Faculdades Trevisan, Universidade São Judas, Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Cruzeiro do Sul, Mackenzie, Rio Branco, Sumaré, Unaerp e FEI.

O objetivo da premiação foi envolver os alunos no propósito de desenvolver ações de conscientização sobre a escassez e economia da água., Ao todo, foram realizados 14 encontros nas onze universidades reunindo 1.130 alunos.

As universidades receberam, em média, 30 projetos dos seus estudantes e a maioria traz sugestões de reúso e alternativas ao aproveitamento da água de chuva, inclusive em setores essenciais como o da construção. Entre as ideias sinalizadas pelos universitários estão alternativas para reduzir o consumo no banheiro, considerado um dos “vilões” de consumo.

Sobre o evento:

Seminário “Gerenciando a escassez de água na indústria” e  entrega do Prêmio “Água: ideias inovadoras – soluções sustentáveis”
Data e horário: 22 de setembro, segunda-feira, das 9h às 12h30
Local: Sede da Fiesp e do Ciesp – Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP