imagem google

Fiesp e Ciesp participam da campanha Pense Rosa

Entidades promovem evento com palestra para suas colaboradoras sobre a conscientização para o combate ao câncer de mama

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1653342530

Emoção na abertura e no encerramento do encontro, que teve a participação da cantora Gilmelândia, embaixadora da campanha e do movimento Outubro Rosa, no Brasil. Foto: Helcio Nagamine

Na manhã desta segunda-feira (29/10), a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo aderiram à campanha Pense Rosa – uma iniciativa vinculada ao movimento mundial Outubro Rosa – e promoveram um encontro  educativo sobre prevenção do câncer de mama para suas funcionárias.

O evento começou com a emocionada execução do Hino Nacional na interpretação da cantora Gilmelândia, embaixadora da campanha e do movimento Outubro Rosa, no Brasil.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1653342530

Inês Carvalho, do Consocial da Fiesp e madrinha da Campanha. Foto: Helcio Nagamine

Inês Carvalho, membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp e madrinha da campanha, agradeceu ao  2º diretor secretário da Fiesp, Mario Frugiuelle,  e às gerências de Recursos Humanos das entidades, por abraçarem essa importante causa: “É a primeira oportunidade de levarmos nossa mensagem que impacta decisivamente na saúde das mulheres brasileiras”.

Ela relembrou também o papel de destaque da Fiesp no Humanidade 2012, que deixou como legado “a sua criatividade em prol de causas com o foco em sustentabilidade e responsabilidade social”.

Inês Carvalho esclareceu que o principal objetivo da campanha Pense Rosa, iniciada em 2008, é conscientizar a sociedade na luta contra o câncer de mama e a importância da realização da mamografia para detecção precoce da doença.

“Hoje é o primeiro passo. Espero que no próximo ano possamos fazer esse exame em  100% das mulheres que aqui trabalham” , afirmou, solicitando aos homens presentes que também levem essa mensagem às mulheres de suas famílias.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1653342530

A especialista Albertina Pizzamiglio apontou os cuidados necessários para a prevenção da doença e os tratamentos disponíveis. Foto: Helcio Nagamine

Palestra

O evento contou com a palestra da doutora Albertina Pizzamiglio, especialista em imunologia e consultora médica em oncologia, que mostrou os números de incidência de câncer de mama no Brasil e no mundo, além dos principais fatores de riscos, os cuidados necessários para a prevenção da doença e atuais tratamentos disponíveis.

Diante do aumento da incidência da doença nos últimos anos, Pizzamiglio enfatizou a necessidade da detecção precoce para ampliar as chances de cura.

A médica explicou que o autoexame por apalpamento das mamas, muito difundido em nossa sociedade,  não é eficiente para detecção precoce de tumores. Daí a importância de todas as mulheres, a partir dos 40 anos de idade, realizarem, anualmente, a mamografia – exame capaz de detectar tumores menores ainda no início da doença.

Após esclarecerem suas dúvidas com a doutora Albertina,  as funcionárias  da Fiesp e do Ciesp assistiram ao show da cantora Gilmelândia e participaram de sorteio de brindes.