imagem google

Fiesp e Ciesp apoiam a 10ª Semana Nacional da Conciliação

De 23 a 27 de novembro, no Parque da Água Branca, população poderá tentar resolver processos que se encontram na Justiça

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) participam da 10ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e por tribunais brasileiros, com o objetivo de fortalecer a cultura do diálogo.

O objetivo da Semana Nacional é conscientizar a todos sobre os benefícios da conciliação, mostrando que é possível uma alternativa consensual no Judiciário, com resolução de problemas a partir de acordo entre as partes. Segundo dados do CNJ, desde 2006, as semanas nacionais já resultaram em 1,25 milhão de acordos, superando R$ 7 bilhões em valores homologados.

A Semana ocorrerá de 23 a 27 de novembro, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Entre os processos possíveis para tentativa de acordo, divórcio, união estável, partilha de bens, pensão alimentícia, ações trabalhistas, dívidas em bancos, pendências financeiras, problemas de condomínio ou com empresas de telefonia, por exemplo.

A abertura será realizada na segunda-feira, 23, às 12h. A cerimônia contará com a presença de Ellen Gracie, vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp (ex-presidente do Supremo Tribunal Federal); o ministro Enrique Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça; desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e o desembargador federal Fábio Prieto de Souza, presidente do Tribunal Regional Federal da Terceira Região.

Como participar: os tribunais selecionam as ações com possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas. Quem tiver interesse em incluir um processo na Semana deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. Também serão realizadas as conciliações pré-processuais ou informais, ou seja, antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o apoio de conciliadores.

Serviço:
10ª Semana Nacional da Conciliaçã
o
Data:
23 a 27 de novembro de 2015, das 10h às 17h
Local:
Parque da Água Branca. Avenida Francisco Matarazzo, 455
Para saber mais:

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/79687-10-semana-nacional-da-conciliacao-esta-marcada-para-23-a-27-de-novembro