imagem google

Fiesp discute futuro das telecomunicações no Brasil

Evento gratuito, que será realizado nesta terça-feira (25/09), trata temas como gargalos, expansão da infraestrutura e da necessidade de melhoria da qualidade dos serviços

Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp

Qual é o futuro das telecomunicações no Brasil? Encontrar resposta para esta complexa pergunta é o principal objetivo do IV Seminário de Telecomunicações que o Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará na sede da entidade, na próxima terça-feira.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1642435246

Carlos Cavalcanti, diretor-titular do Deinfra da Fiesp

“Vamos discutir a falta de infraestrutura e de investimentos em telecomunicações no Brasil, que acaba impactando também nos custos de produção da indústria”, afirma o diretor-titular do Deinfra, Carlos Cavalcanti. Ele explica que a edição deste ano terá um formato diferente em que os convidados debaterão entre si e com a plateia os temas escolhidos.

Na abertura do evento estão confirmadas as seguintes presenças: Paulo Skaf, presidente da Fiesp/Ciesp; Cezar Alvarez, secretário-executivo do Ministério das Comunicações; Humberto Barbato, presidente da Abinee; e Antonio Carlos Valente da Silva, diretor-presidente da Telebrasil.

O primeiro painel discutirá “Governança, segurança e neutralidade na internet”, com destaque para a discussão sobre a regulação da web: o Marco Civil da Internet no Brasil e o Tratado Global da Internet. Dele participam o presidente do Sinditelebrasil, Eduardo Levy Cardoso Moreira; o advogado e economista Renato Opice Blum; e o representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko.

O segundo painel trará ao debate os gargalos do 3G e a implantação do 4G, com vistas aos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. “Novas tecnologias, desafios e oportunidades na implementação do serviço móvel” será debatido pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão; pelo representante da GSM Association, Amadeu Castro Neto; e pelo presidente do grupo Telefonica no Brasil, Antonio Carlos Valente.

A terceira e última discussão se dará em torno da “Competitividade da Indústria Brasileira no setor de Telecomunicações: desoneração tributária e incentivos à produção nacional. Estão confirmadas as presenças de: Laerte Cleto, gerente de projetos do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações; Raul Antonio del Fiol, membro do Grupo de Empresas Nacionais de Tecnologia; e Eduardo Araújo, head da Nokia Siemens Network para América Latina.

Veja a programação completa no site do IV Seminário de Telecomunicações.

Serviço
4º Seminário de Telecomunicações da Fiesp
Data: terça-feira (25/09/12), das 8h30 às 18h
Local: Avenida Paulista,1313, São Paulo