imagem google

Feira Internacional de Meio Ambiente traz novas tecnologias e soluções

A Fiesp é parceira do evento em que o Senai participa com dois estandes, um da representação estadual e outra da nacional

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mantém parceria constante com a Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Fimai) desde suas primeiras edições. Considerada como a mais importante do setor, a 12ª Fimai acontece até esta quinta-feira (11), no Expo Center Norte.

O evento é dirigido a pequenas e médias empresas e oferece a oportunidade de contato com soluções e serviços ambientais, tratamentos de resíduos, água e solo, além de emissões atmosféricas e novas tecnologias.

“A sociedade está atenta e quer saber quanto um produto consome em termos de energia, quanto gera de resíduos. Essa conscientização é um processo irreversível, mas agrega retorno à imagem da empresa”, destaca Nelson Pereira dos Reis, à frente do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Fiesp, cujos técnicos integram o quadro de palestrantes da feira.

Para a indústria, a simplificação do processo de licenciamento é um imperativo para o desenvolvimento. “O ônus ambiental se dá no processo de licenciamento de nossas atividades, em função da burocracia e dos questionamentos muitas vezes sem propósito. A Fiesp tem defendido fortemente essa facilitação”, explica o diretor do DMA.

Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participa da Fimail com dois estandes, um da representação estadual e outra da nacional.

O objetivo é divulgar os Projetos Inova, os serviços oferecidos às empresas e a Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, por meio do I Workshop Rede Senai Provedora de Soluções Ambientais Tecnológicas.

12ª edição

De acordo com o diretor-executivo da Fimai e editor da Revista Meio Ambiente Industrial, Julio Tocalino Neto, a primeira edição da feira foi realizada em 1999, devido à necessidade de se lidar com pautas específicas.

De lá para cá, registrou-se não só a evolução das empresas no trato das questões ambientais como o crescente interesse pelo tema. Tanto que o número de visitantes da feira aumentou exponencialmente: dos 700 registrados na primeira edição pulou para 30 mil no ano passado, segundo Tocalino Neto, que até o final desta edição espera superar a última marca.

A 12ª Fimai conta com a participação de 400 expositores, sendo 280 de empresas brasileiras e 120 internacionais de 16 diferentes países, como Japão, Itália, Grã-Bretanha e África do Sul.

Serviço
12ª Fimai e Simai – Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade
Data/horário: de 9 a 11 de novembro, às 21h
Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, Capital
Mais informações: www.fimai.com.br