imagem google

Federação Paulista de Futebol e Fiesp realizam o 1º Acelera Futebol Paulista

Evento reuniu mais de 100 empreendedores com ideias e projetos voltados à gestão esportiva e engajamento de torcedores. Conheça os vencedores

Agência Indusnet Fiesp e Federação Paulista de Futebol (FPF)

Venda on-line de itens utilizados por jogadores de futebol para causas sociais, plataforma de otimização de patrocínios e doações, e um software para análise de vídeos esportivos. Estes foram os projetos vencedores do 1º Acelera Futebol Paulista, evento realizado nos dias 26 e 27/9 pela Fiesp, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Mais de 100 empreendedores reuniram-se na sede da FPF onde apresentaram ideias e projetos com foco no desenvolvimento de novos softwares, tecnologias, serviços e aplicativos que beneficiem o universo do futebol.  “O nosso papel é trazer uma gestão para as empresas e os clubes se reinventarem. Os clubes serão impactados de certa forma. Espero que a Federação respire inovação hoje. Não somente pensando nos clubes grandes, mas em todos. O futebol deveria ser um ministério, tamanha é a rede e o mercado aqui no Brasil”, comentou Sylvio Gomide, diretor titular do Departamento de Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp, na abertura do evento, dia 26/9.

Empresas, startups, projetos e pessoas físicas, divididos nas categorias Pré-operacional, Operacional e Universitário, apresentaram suas soluções com foco em gestão esportiva e facilidades e engajamento para torcedores. Durante os dois dias de evento, os participantes passaram por mentorias, assistiram palestras e tiveram acesso a networking e investidores. “O futebol brasileiro é diferenciado, e nosso papel é olhar para os desafios que empresas e clubes enfrentam. O futebol impacta muito a economia brasileira, e a gente fica honrado em trazer investidores de peso, pessoas que estão de olho em novos projetos e ideias”, pontuou Sylvio.

Os vencedores foram anunciados no dia 27/8 por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp. Cada vencedor ganhou um MacBook Pró. Na categoria Universitário, o vencedor foi Arthur Araújo Ribeiro, da Gravol Sports. “Criamos o projeto de software para análise de vídeos esportivos. A ferramenta otimiza o tempo da comissão técnica e da gerência de futebol na análise de jogos e treinos, gerando uma base de dados com estatísticas e vídeos de cada atleta”, explicou Ribeiro.

Entre os participantes da categoria Pré-operacional, André Georges, da Football For a Cause, ganhou o prêmio. A empresa tem o objetivo de melhorar o acesso à educação por meio do futebol. Eles recolhem todo tipo de item esportivo utilizado pelos jogadores durante jogos ou treinamentos de futebol, como por exemplo, camisas, chuteiras e shorts, e vendem em uma plataforma on-line. Metade de todo o recurso gerado é investido em instituições que atuam na Educação Básica.

“Nossa ideia é transformar a maior paixão nacional em ferramenta de transformação social”, disse Georges. Ainda de acordo com ele, o Acelera Futebol Paulista é um pontapé inicial para mudanças positivas no esporte. “É importante levar inovação para um meio muito tradicional e que tem receio do ‘novo’. O evento mostra uma mudança de visão das pessoas do futebol”, defendeu.

Na categoria Operacional, a startup Incentiv.me, de Douglas Nicolau, foi a premiada. “Somos uma startup de inovação tributária que conecta o ecossistema de leis de incentivo fiscal, oferecendo conexão, transparência e engajamento para proponentes, patrocinadores e toda a sociedade. Promovemos a otimização de patrocínios e doações, com um processo automatizado de ponta a ponta”, explicou Nicolau.

Para Mauro Silva, vice-presidente da FPF, o futebol é um campo vasto e aberto a novas ideias. “Ficamos muito felizes pelo resultado. O futebol é uma indústria carente de tecnologia e de inovação. Vimos ideias excelentes, algumas até com cunho social, o que é ótimo. O que move o mundo são as ideias, e acho que este foi apenas o primeiro passo para avançarmos cada vez mais”, disse o tetracampeão.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1573658879

1º Acelera Futebol Paulista, evento realizado nos dias 26 e 27/9 pela Fiesp, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), apresenta seus vencedores. Foto: Everton Amaro/Fiesp