imagem google

Faculdade Sesi realiza Aula Magna no Centro Cultural Fiesp

Evento foi realizado no teatro do Centro Cultural Fiesp, com a presença de alunos, professores e gestores da instituição

Núcleo de Comunicação Sesi

“Que vocês possam ser os futuros educadores que irão ajudar a construir a grande nação brasileira. Porque você constrói uma nação através de uma educação de qualidade”, falou o presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, durante a Aula Magna da Faculdade SESI-SP de Educação. O evento foi realizado na noite desta segunda-feira (17/2), no teatro do Centro Cultural Fiesp, com a presença de alunos, professores e gestores da instituição.

A programação ainda contou com a apresentação da performance “Corpus”, realizada pelos estudantes da Faculdade e com a palestra “Decolonialidade e Transdisciplinaridade na Formação de Docente”, ministrada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Ana Paula Duboc.

O diretor da Faculdade Sesi, Eduardo Augusto Carreiro, realizou a abertura do evento destacando a importância da missão da instituição. “A data marca as primeiras ações da Faculdade para este ano, que é muito importante para nós. Temos as quatro turmas completas e também teremos a formação da primeira turma. São profissionais que irão ajudar na transformação da educação do nosso pais”, ressalta Carreiro.

De acordo com ele, ter a Aula Magna realizada no Centro Cultural Fiesp foi um momento oportuno para perspectivas de visibilidade da instituição. Para que isso fosse possível, o diretor salienta a dedicação e compartilhamento na organização da programação com os estudantes e gestores.

“E para nossa alegria ainda tivemos o grande anfitrião da nossa festa. O presidente Paulo Skaf, um dos grandes incentivadores da educação. Uma pessoa que não mede esforços para que a educação em nosso pais seja valorizada”, pontua Carreiro.

Durante sua fala, Paulo Skaf destacou sobre o propósito da criação da Faculdade Sesi e também a missão que os futuros professores carregam. “É importante a missão de vocês e espero que aproveitem ao máximo essa Faculdade. Estudem bastante e busquem sempre o máximo de conhecimento”, comenta Skaf.

A palestra

A professora Ana Paula abriu a palestra convidando a todos a fazerem uma reflexão sobre os caminhos para a formação docente. Ela conta que esse foi um momento bem especial. “Estive em pleno testemunho de uma formação docente pioneira e inovadora.  Na medida em que tem uma formação interdisciplinar e que está absolutamente condizente com as tendências educacionais”, destaca Ana.

Para ela, o professor contemporâneo precisa ter uma boa formação inicial e ter acesso a uma instituição de ensino bem estruturada. Também é essencial que esse profissional continue buscando novos conhecimento de maneira qualificada. ”E certamente esse será um professor que irá fazer a diferença na escola e na rede de ensino onde ele vai atuar”, conclui.

Performance

Produzida pelos estudantes da Faculdade Sesi, a performance “Corpus” reuniu expressões artísticas, como música, teatro e dança. De acordo com os produtores, o objetivo foi buscar dialogar com as vivências das relações humanas em ambientes educacionais. O estudante do 3° ano do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Raul Silva Rosa, explica que a performance contou com a participação dos estudantes de todos os cursos da Faculdade (Licenciaturas por área do conhecimento em: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática).

“A performance foi uma coisa maravilhosa que partiu dos alunos. Isso demostra a força e o engajamento de todos. A partir do momento que a gente consegue inserir a arte para dentro dessa pedagogia de ensino as coisas fluem de maneira diferente”, frisa Raul. Ele acrescenta que a ideia é que o projeto continue com outras pessoas. “Tudo isso faz muito sentido com a proposta da Faculdade de trabalhar com educação, cultura e arte, aliada com a interdisciplinaridade”, finaliza.

Foto: Everton Amaro/Fiesp

A Faculdade Sesi
A primeira turma da graduação da Faculdade SESI-SP de Educação foi iniciada em 2017. Atualmente são 344 alunos distribuídos nos quatro cursos de Licenciatura por área do conhecimento em: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Todos os cursos são presenciais e funcionam junto ao complexo educacional da Vila Leopoldina.

Além disso, os estudantes da Faculdade realizam a Residência Educacional desde o primeiro ano do curso. O programa possibilita ao futuro professor vivenciar diversas experiências práticas durante a formação. O programa faz parte da grade curricular obrigatória da graduação, com 10 horas semanais.

A Residência é realizada nas unidades escolares do SESI-SP e em escolas da rede pública estadual e municipal do estado de São Paulo parceiras do programa. Assim, o residente tem a oportunidade de aliar a teoria com a prática em sala de aula, por meio da vivência docente.

Para saber outras informações da Faculdade Sesi acesse: faculdadesesi.edu.br