Exposição une tecnologia, educação e cultura no Forte de Copacabana
Diretora e cenógrafa Bia Lessa assina a curadoria de uam sdas principais atrações do Humanidade 2012
Agência Indusnet Fiesp
Uma das atrações do Humanidade 2012 – iniciativa que tem a realização da Fiesp em parceria com o Sistema Firjan e a Fundação Roberto Marinho – é a exposição especialmente desenvolvida pela diretora e cenógrafa Bia Lessa.
O espaço visa proporcionar ao visitante uma experiência única. A estrutura tem 170 metros de comprimento, 40 metros de largura e altura equivalente a um prédio de seis andares. “Diante do momento histórico que estamos vivendo, é necessário que a palavra Humanidade se fortaleça e possamos, juntos, dar um passo adiante”, afirma Bia Lessa.
Com destaque para o poder de transformação do ser humano, a exposição combina tecnologia, educação e cultura em conjunção com os temas decorrentes da Rio +20.
De frente para as águas que banham as praias de Copacabana e Ipanema, o edifício-andaime tem como principal proposta lembrar o homem da sua frágil condição diante das forças da natureza.
O pensamento da arquiteta Carla Juaçaba e equipe foi criar um espaço de diálogo permanente com a natureza, onde tudo está conectado cenográfica e arquitetonicamente.
A ideia foi construir uma estrutura com materiais modulares e reaproveitáveis que possibilite ao visitante usufruir do conteúdo expositivo e das belezas da conjunção do verde, mar e montanha ao redor do Forte de Copacabana. Todos os percursos que levam às salas expositivas, espaços de discussões e palestras são feitos através de rampas vazadas.
A escolha do material utilizado é sustentável no sentido de ser 100% reutilizável. O andaime saiu da fachada que constrói os edifícios para ser um prédio translúcido, exposto ao tempo, com luz, calor, chuva, barulho do mar e do vento. É um projeto feito da matéria de outros.
O Humanidade 2012 é uma realização da Fiesp, do Sistema Firjan e da Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do Sebrae.
Acompanhe a cobertura da Rio+20 no site da Fiesp: https://www.fiesp.com.br/rio20