imagem google

Ex-presidente Michel Temer recebe homenagem na Fiesp 

Prêmio General Joaquim de Souza Mursa é conferido aos que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da Indústria de Defesa e Segurança do Brasil 

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

O ex-presidente da República, Michel Temer, esteve na Fiesp na terça-feira (25/5) para receber o Prêmio General Joaquim de Souza Mursa, em reunião conjunta do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp (Deseg) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde).  

A reunião foi conduzida pelo diretor titular do Deseg, Carlos Erane de Aguiar, que também preside o Simde. Também participaram o General Adalmir, coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da Fiesp, e o Brigadeiro Aprígio Azevedo, chefe de Gabinete Fiesp/Ciesp. 

Antes da homenagem, Carlos Erane destacou o importante papel que Temer teve ao assumir a presidência, após momento delicado da história do país. “Contudo, devido à habilidade política ele conseguiu realizar transição democrática em meio ao turbilhão e levou adiante, corajosamente, as reformas importantes que o Brasil efetivamente necessitava, culminando com a aprovação da Trabalhista”. 

Outra menção de Erane foi a criação do Ministério da Segurança Pública, atualmente incorporado ao Ministério da Justiça. “O ex-presidente deu a devida dimensão que essa temática, pois trouxe para o governo federal a responsabilidade de induzir políticas públicas e ainda deixou um legado enorme, que é o Fundo Nacional de Segurança Pública”, disse o diretor do Deseg. 

Michel Temer agradeceu pelas palavras de Erane e afirmou estar honradíssimo com a concessão da láurea, concedida por sua atuação enquanto Presidente da República. “Contribuiu para isso o fato de já haver tido por duas vezes a oportunidade de ser secretário da Segurança Pública de São Paulo. Assim, já conhecia de maneira muito particular os problemas dessa área, tendo não apenas criado uma pasta específica para tratar do tema, mas viabilizado a destinação de recursos para o sistema”, ressaltou o ex-presidente. 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624072666

Ex-presidente Michel Temer recebeu o prêmio General Joaquim de Souza Mursa, entregue pelo direotr titular do Deseg e presidente do Simde, Carlos Erane. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Constitucionalmente a responsabilidade pela segurança cabe aos estados da federação, mas havia a necessidade de unificação do sistema. “O crime não conhece limites nem fronteiras, e quando o governo federal propôs a necessária intervenção no Rio de Janeiro, a ação produziu excelentes resultados, por organizar questões internas da segurança pública naquele estado e permitir o envio de recursos que até hoje beneficiam as forças de segurança locais”, assegurou Temer. 

O ex-presidente foi agraciado com o prêmio General Joaquim de Souza Mursa, criado em 2017 pelo Simde, e que recebeu esse nome em homenagem ao militar, que dirigiu a Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, em Iperó, São Paulo. Lá eram fabricados o aço e o ferro que fizeram os fuzis e os canhões usados na Guerra do Paraguai. Por isso, a Fundição Ipanema, como era mais conhecida, é considerada pelo Instituto Histórico Militar o berço da indústria de defesa brasileira, além de ter sido também o primeiro pilar da siderurgia em no país. 

O prêmio homenageia a cada dois anos as personalidades que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da Indústria de Defesa e Segurança do Brasil. A seguir, a lista de personalidades que já receberam o mérito: 

2017 – I Prêmio General Joaquim de Souza Mursa 

Categoria Defesa – Ministro da Defesa Raul Jungman 

Categoria Segurança Pública – José Mariano Beltrame – Ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro 

Categoria Iniciativa Privada – Paulo Skaf – Presidente da Fiesp 

2019 – II Prêmio General Joaquim de Souza Mursa 

Presidente da República – Jair Messias Bolsonaro 

Categoria Conjunto da Obra – General de Exército Eduardo Villas Boas 

Categoria Segurança Pública – General de Exército Valter Souza Braga Neto 

2021 – III Prêmio General Joaquim de Souza Mursa 

Presidente da República – Michel Temer 

Categoria Personalidade do Ano – General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Ex-Ministro de Estado da Defesa; 

Categoria Iniciativa Privada – Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624072666

A cada dois anos, o Prêmio General Joaquim de Souza Mursa homenageia as personalidades que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da Indústria de Defesa e Segurança do Brasil. Foto: Everton Amaro/Fiesp