imagem google

Espetáculo ‘Não vamos pagar!’ estreia no Sesi São José do Rio Preto

A peça conta a história das donas de casa Antônia e Margarida que têm dificuldade para chegar ao fim do mês com as contas em dia.

Agência Indusnet Fiesp

A montagem inédita do Sesi-SP Não vamos pagar!, escrita a quatro mãos pelo prêmio Nobel de literatura Dario Fo e sua mulher, Franca Rame (1954-2013), chega ao Teatro do Sesi São José do Rio Preto na próxima quinta-feira, 9/10, às 20h, com entrada gratuita. A comédia tem tradução de José Almino, direção de Inez Viana e nomes como Virginia Cavendish no elenco.

Conhecida por sua atuação nos filmes O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, entre outros, Virginia assina também a concepção do espetáculo – e divide o palco com os atores Fabrício Belsoff, Luana Martau, Marcelo Valle e Zéu Britto. Após a estreia na quinta-feira (9/10), a peça fica em cartaz na unidade em curtíssima temporada, com sessões gratuitas na sexta-feira (10/10), às 15h e às 20h; no sábado (11/10), às 16h e às 20h; e domingo (12/10), às 19h.

Virginia Cavendish, Luana Martau, Marcelo Valle e Zéu Britto integram o elenco da comédia 'Não vou pagar!' Foto: Divulgação

Virginia Cavendish, Luana Martau, Marcelo Valle e Zéu Britto integram o elenco da comédia 'Não vamos pagar!' Foto: Divulgação


O texto, com diálogos ágeis e inteligentes do célebre casal de dramaturgos italianos Dario Fo e Franca Rame, conhecidos por suas sátiras políticas, narra a história de um protesto em um supermercado contra os preços altos – que desencadeia situações surpreendentes.

A peça conta a história das donas de casa Antônia e Margarida que têm dificuldade para chegar ao fim do mês com as contas em dia. Antônia acaba de perder o emprego, e seu marido, João, trabalha em uma fábrica ameaçada de ser fechada. Em protesto pelo aumento dos preços, um grupo de pessoas decide invadir e saquear um supermercado. Entre elas, Antônia, que a partir disso se envolve em uma sequência de peripécias. O marido, cheio de valores e princípios éticos, prefere morrer de fome a fazer alguma coisa ilegal – e não faz ideia do que sua mulher tem feito. Somam-se a isso os problemas criados pela amiga Margarida, relutante em ajudá-la, e os vários encontros e incidentes com a polícia.

Depois do sucesso de Mistero Buffo (2012) – também de Dario Fo –, produção do Sesi-SP que recebeu duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro, o Sesi-SP oferece ao público a oportunidade de conhecer mais um pouco da obra do dramaturgo italiano que já teve suas comédias traduzidas em mais de 30 idiomas.

“É notória a inspiração de Dario Fo no popular para chegar ao erudito, mantendo a crítica, sempre no tom satírico, político e mordaz, sem perder a poesia e a esperança em dias melhores”, destaca Inez Viana, diretora do espetáculo.

Até novembro de 2014, a montagem contará ainda com apresentações nos teatros do Sesi-SP localizados em Birigui, Campinas Amoreiras, Itapetininga, Marília e Rio Claro. Acompanhe a programação no site do Sesi Cultura.

Serviço

Espetáculo Não vamos pagar!

Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto (avenida Duque de Caxias, 4.656)

Datas e horários: estreia quinta-feira (9/10), às 20h. Sessões na sexta-feira (10/10), às 15h e às 20h; no sábado (11/10), às 16h e às 20h; e domingo (12/10), às 19h

Capacidade: 376 lugares e 8 para deficientes

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Gênero: Comédia

Mais informações: (17) 3224-6611

Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo)