imagem google

Escolas Sesi de Presidente Prudente ganham patrono

Presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, visitou as duas escolas da entidade no município para realizar as homenagens e assinar convênios do Programa Sesi Atleta do Futuro com prefeituras da região

Alex de Souza/Paulo Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Prédios aconchegantes, com arquitetura moderna e com todos os espaços planejados para ensinar. “Educação se faz nas salas de aulas, nos laboratórios, no refeitório e nas quadras de esporte. E nossas escolas costumam receber patronos, pessoas que inspiram as novas gerações”, disse o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, na manhã de terça-feira (23/11), durante cerimônia de designação de patrono em Presidente Prudente.

Agora, a unidade educacional localizada dentro do Centro de Atividades Belmiro Jesus passa a ser chamada Escola Sesi “Darcy Zacharias”, “Uma escola precisa de um exemplo a ser seguido e a indústria decidiu que o teu pai é essa pessoa”, informou Skaf ao filho do homenageado, Demétrio Zacharias, diretor titular do Departamento de Ação Regional da Fiesp (Depar).

“Meu pai deixou um legado de trabalho, generosidade, ética e valorização das pessoas, qualidades que percebi durante 65 anos em que convivi com ele”, observou Demétrio sobre o pai, que faleceu em agosto deste ano. Darcy Zacharias foi o fundador da Companhia Prudentina de Gás, que posteriormente se tornou a Servgás. Durante a cerimônia, Demétrio também foi homenageado ao receber das mãos de Skaf a comenda da Ordem do Mérito Industrial, destinada a condecorar personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria.

Além das homenagens, Skaf assinou o convênio do Programa Atleta do Futuro (PAF) com os municípios de Presidente Prudente (110 vagas) e Osvaldo Cruz (180 vagas). A parceria prevê a prática de modalidades esportivas de forma gratuita para crianças de 6 a 17 anos de toda a comunidade.

“Esse programa exige investimento zero, pois utiliza a estrutura já existente na cidade e é uma oportunidade para que crianças e jovens da comunidade pratiquem esporte em espaços da prefeitura ou dentro de nossas instalações, com a metodologia do Sesi-SP. E esporte é educação, disciplina e saúde”, ressaltou o presidente. Em todo o estado de São Paulo, o programa beneficia cerca de 200 mil alunos, com 215 prefeituras conveniadas.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638922919

Durante a cerimônia, Demétrio Zacharias foi homenageado com a comenda da Ordem do Mérito Industrial. Seu pai, Darcy Zacharias, foi nomeado patrono da escola do Sesi na Vila Furquim. Fotos: Everton Amaro/Fiesp

Antonio Scalon – Na sequência, Paulo Skaf seguiu para a outra escola da entidade no município, localizada na Vila Real, onde designou Antonio Scalon como patrono da unidade. Filho de imigrantes italianos, o homenageado nasceu na cidade de Viradouro-SP e chegou a Presidente Prudente na década de 1950, onde trabalhou até se aposentar, como vendedor no antigo Curtume Crepaldi. Antonio Scalon fez questão de que os filhos estudassem até o Ensino Superior, ainda que ele mesmo não tenha tido essa oportunidade.

“O grande valor de meu pai, além da honestidade, foi reconhecer a importância dos estudos para seus filhos. Vivíamos na roça, mas ele não nos deixou fora da escola. E só chegamos onde chegamos porque meu pai entendia que educação é fundamental”, disse Fioravante Scalon, filho do patrono.

A Escola Sesi Antonio Scalon possui 20 salas de aula, que atendem 765 alunos, sendo 572 no Ensino Fundamental e 193 no Ensino Médio. A unidade conta com laboratórios de Informática, Mídias e Tecnologia, Química e Física. Ao mês, são servidas aos alunos mais de 20.000 refeições entre café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638922919

Escola Sesi Antonio Scalon foi a segunda do Sesi a ser construída em Presidente Prudente