Escola Superior de Guerra forma 30 estudantes no 16º Curso de Gestão de Recursos de Defesa
O CGERD é uma parceria com a FIESP e a cerimônia ocorreu na sede da Federação
Sarah Toledo, Agência Indusnet Fiesp
Aconteceu nesta quinta (20/10), a cerimônia de encerramento do 16º Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD). Foram diplomados 30 estagiários, como são chamados os alunos do curso, entre civis e militares. Durante o evento houve a entrega de certificados e distintivos aos formandos e a inauguração da Placa Comemorativa da Turma do CGERD 2022.
O curso, que ocorreu ao longo de 8 semanas na Fiesp em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), tem o intuito de levar cada vez mais conhecimento sobre Defesa e Segurança Pública a civis e militares.
Dagmar Oswaldo Cupaiolo, vice-presidente da Fiesp e diretor titular adjunto do Departamento de Defesa e Segurança, participou do evento e ressaltou a importância da parceria na formação dos estagiários.
Entre outras autoridades, estavam presentes o subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), general Himário, o coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da Fiesp, general Adalmir, o presidente da Amazul, vice-almirante Newton, o chefe da assessoria de Relações Institucionais da ESG, contra almirante Lourenço, e também o vice-presidente executivo do SIMDE, José Cláudio Manesco.
“O CGERD é um curso de altíssimo nível, onde conhecemos as atividades principais das Forças Armadas em busca da soberania nacional. Estamos muito felizes e emocionados,” ressaltou o orador da turma deste ano, Antônio Rebouças de França Filho, diretor do Deseg.

Na cerimônia de encerramento do 16º Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), foram diplomados 30 estagiários, como são chamados os alunos do curso, entre civis e militares. Fotos: Everton Amaro/Fiesp
Sobre o CGERD
Com a finalidade de permitir melhor entendimento das demandas e da aplicação de recursos no setor de defesa, a Escola Superior de Guerra (ESG) estruturou o referido curso, a partir de 2002, em Brasília, abordando os seguintes campos do conhecimento: Poder Nacional, Relações Internacionais, Políticas e Gestão dos Recursos Públicos.
No ano de 2006, o CGERD foi expandido para as cidades do Rio de Janeiro funcionando nas instalações do ESG, e São Paulo, na Fiesp. A possibilidade da realização do curso em São Paulo surgiu de um convênio firmado entre a ESG e a Fiesp, atribuindo-se à Federação parte do apoio administrativo necessário.
Desde 2010, o curso vem sendo realizado somente na cidade de São Paulo, em face da valorização da Base Industrial da Defesa Nacional.