imagem google

Encontro anual da Fiesp discute ampliação do mercado livre de energia elétrica

Painel do 13º Encontro Internacional de Energia trará modelos de experiências internacionais

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Cerca de mil indústrias utilizam o mercado livre de energia, o equivalente a 30% do consumo industrial, de acordo com o diretor-titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti. Responsável por suprir 28% do consumo nacional de energia, o mercado de livre figura como tema principal de um dos painéis do 13º Encontro Internacional de Energia, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Unique, em São Paulo.

“Vamos falar do aperfeiçoamento de marcos regulatórios para o mercado livre. Hoje há um limite de consumo de 3 mil MW para entrar no mercado livre. Tem gente que quer baixar para 500 MW”, explica o diretor do Deinfra, departamento responsável pela organização do encontro anual de energia da entidade.

No mercado, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), vendedores e compradores negociam entre si as cláusulas dos contratos, como preço e prazo. “A lei permite que eles saiam do mercado cativo, como os consumidores de baixa tensão, para comprar energia diretamente das operadoras ou comercializadoras do mercado livre, que repassam a energia com custo de geração e transmissão sem o custo de distribuição”, esclarece Cavalcanti sobre os consumidores de alta tensão, ou seja, os industriais.

Segundo o diretor, ao comprar energia no mercado livre, o consumidor de grande escala economiza até 50% no preço pago. Em abril de 2012, o consumo no Ambiente de Contratação Livre chegou aos 15.388 MW médios contra 14.599 MW médios no mesmo mês do ano anterior.

Serviço
13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp
Data/horário: 6 e 7 de agosto de 2012, das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4.700, Jardim Paulista, capital
Veja a programação no site: www2.fiesp.com.br/agenda/encontro-energia/