imagem google

Empresários e agentes de mercado se reúnem na Fiesp para discutir o acesso de empresas ao mercado de capitais

Promovido pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) o encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1614694531

Ricardo Roriz, diretor do Departamento de Competitividade (Decomtec) da Fiesp. Foto: Everton Amaro

Empresários de diversos setores, entre eles o sucroalcooleiro e saúde, se reuniram nesta quarta-feira (17/10) para discutir as dificuldades de empresas brasileiras de pequeno e médio porte para ingressar no mercado de capitais.

A falta de clareza do processo para uma empresa abrir capital foi um dos obstáculos citados durante a reunião que contou com especialistas do setor financeiro e acadêmicos, além do vice-presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Alfried Plöger.

“A intenção é traduzir [o processo] para que o empresário possa acessar esse tipo de coisa”, afirmou José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e diretor do Departamento de Competitividade (Decomtec) da entidade. Segundo ele, a complexidade para abrir capital “desvia o empresário da função dele que é fazer a empresa crescer, fazer a empresa ter rentabilidade.”

O encontro deve ser o primeiro de uma série de trabalhos que a Fiesp deve realizar, em parceria com o Centro de Estudos do Mercado de Capitais (Cemec) do Ibmec, para facilitar a emissão de ações e títulos de dívida por parte de empresas industriais. O objetivo é formular uma proposta de política pública e encaminhá-la à Brasília.